Quando estamos doentes ou com algum de tipo de incômodo físico, o que não falta é informação. A internet e as pessoas à nossa volta são os principais meios aos quais recorremos quando não estamos bem.
Hemorroidas pode parecer uma disfunção fácil de ser curada, que não requer cuidados especiais. Mas é aí que os pacientes se enganam e enfrentam problemas que poderiam ter sido evitados com a visita a um proctologista.
Para você não cair em informações erradas ou mitos disseminados na internet, saiba com a gente como tratar hemorroidas.
Hemorroida: tratamento mais indicado
Cuidado com as receitas que você acha na internet. Elas podem piorar mais ainda a sua situação. O tratamento para hemorroidas se baseia em remédios, pomadas específicas e, nos casos mais graves, cirurgia. Entenda melhor:
- Remédios e pomadas com ação anti-inflamatória, que absorvem o inchaço e diminuem as veias hemorroidárias dilatadas, aliviando a dor;
- Hemorroidectomia, ou seja, retirada das veias doentes;
- Ligadura elástica: técnica que consiste no estrangulamento da veia afetada.
Na maioria das vezes, as hemorroidas possuem o mesmo tratamento, que é intensificado de acordo com seu grau e os sintomas do paciente.
Os perigos da automedicação em pacientes com hemorroida
Existem muitos casos de pacientes com hemorroida que chegam aos consultórios médicos em grave estado porque aplicaram alguma receita caseira na região anal ou que utilizaram algum medicamento sem prescrição.
A hemorroida é realmente simples de ser curada, e a cirurgia é indicada em últimos casos, mas se o paciente não se cuidar devidamente, pode chegar ao ponto de ter que passar por um processo cirúrgico.
O diagnóstico realizado por um médico especialista, o proctologista, antes de qualquer medicação, pode evitar alergias, sangramento e pioras no quadro do paciente.
Em alguns pacientes, os principais sintomas de hemorroida não desaparecem em 3 dias, e a cura não se faz rapidamente. Por isso, não complique! Consulte um proctologista logo que houver os primeiros sinais da doença e siga rigorosamente suas instruções.
Dicas da dra. Hilma Nogueira da Gama sobre como tratar Hemorroidas
Uma crise de hemorroida leva cerca de 15 a 20 dias para melhorar. Lembre-se: nenhum remédio faz milagre, e por isso siga a risca o que foi indicado pelo seu proctologista. Nem sempre o remédio mais caro garantirá melhor resultado. Tenha calma, siga as instruções do seu médico e não se apavore.
- Além disso:
- Beba muita água;
- Não force ou segure a evacuação;
- Evite ficar por muito tempo no vaso sanitário;
- Não use papel higiênico: opte pela ducha e toalha para secar a região;
- Realize banhos de assento com água morna;
- Evite alimentos condimentados, pimentas e bebidas alcoólica;
- Evite o uso de laxantes;
- Evite exercícios físicos.
O tratamento para hemorroidas é simples, portanto, quando tiver alguma dúvida, consulte seu médico, e tome cuidado com as informações que você recebe! Existem diferentes tratamentos para diferentes casos.
Gostaria de saber mais sobre como tratar Hemorroidas? Leia este artigo sobre os remédios recomendados e fique ainda mais informado