A colonoscopia não é tão conhecida como a endoscopia, que examina o estômago. Trata-se simplesmente do exame do intestino grosso, órgão do corpo também chamado de cólon. Esse exame permite avaliar o revestimento interno do intestino grosso e do intestino delgado, incluindo o reto.
As pessoas costumam ter receio desse exame, pois acham que é doloroso e constrangedor. A verdade é que poucos sabem realmente como é feito o exame de colonoscopia e, por isso, até chegam a adiar a ida ao proctologista por desinformação ou medo.
Você vai entender como funciona a colonoscopia e como ela é importante principalmente para prevenir doenças sérias como o câncer.
Afinal, como é feito o exame de colonoscopia?
É necessária uma preparação para o exame. O médico pode solicitar a interrupção do uso de alguns medicamentos — caso você esteja utilizando — e passará uma dieta específica para os dias que antecedem a colonoscopia — baseada em suspender alimentos sólidos, alimentos de pigmentação roxa e bebidas alcoólicas. Também é prescrita uma medicação laxativa para limpar o cólon e prepará-lo para o exame.
No dia do exame, o paciente é sedado e ficará deitado de lado. O colonoscópio (haste flexível com uma câmera na extremidade e uma fonte de luz) é inserido no ânus até o cólon. Lembrando que a sedação pode ser geral ou não, e a duração de todo o processo vai de 25 a 35 minutos, geralmente. Lembrando que não dói, e a anestesia chamada “sedação” oferece conforto e segurança para um exame tranquilo.
Em quais casos ela é indicada? O que ela pode diagnosticar?
Sabemos que o câncer do intestino começa de um pólipo — acúmulo de pele revestida por mucosa, de forma similar a uma verruga — que cresce lentamente nas paredes do intestino. Você sabia que 60% desses pólipos podem crescer e se transformar em câncer do intestino no período de 5 a 10 anos?
As pessoas de idade avançada (acima dos 45 anos) precisam realizar o exame para prevenir quaisquer desses problemas, pois estão mais propensas a apresentá-los. Além disso, a colonoscopia também é indicada para tratar a colite, acompanhar o desenvolvimento de pólipos e analisar causas de sintomas como fezes escuras e perda de peso inexplicável.
Há alguns anos, a recomendação era fazer a colonoscopia a partir de 50 anos, porém, recentemente, estudos nos Estados Unidos mostraram que jovens estão tendo câncer de intestino, e a idade recomendada passou a ser 45 anos. Além disso, as pessoas que têm parentes de primeiro grau com câncer de intestino devem fazer o exame 10 anos antes da idade do parente ter apresentado a doença.
Caso não sejam diagnosticados pólipos no seu exame, a colonoscopia pode valer por até 10 anos (verifique com seu médico)!
Dicas da Dra Hilma
A colonoscopia é extremamente importante porque evita a formação do câncer a partir do pólipo. A partir dos 45 anos, faça a colonoscopia mesmo sem sintomas aparentes, pois várias doenças como o câncer não causam sintomas no início e, quando dão sinais, pode ser tarde demais para o tratamento e a cura.
Lembrando que a colonoscopia também tem função terapêutica, como na remoção de pólipos e outros corpos estranhos.