O tratamento caseiro para hemorroida é um tema que, muitas vezes, gera dúvidas. Algumas pessoas acreditam que remédios naturais são suficientes para curar a crise, enquanto outras utilizam produtos que não deveriam ser usados, pois podem agravar ainda mais a situação em vez de amenizar.
As soluções caseiras e naturais aliviam a dor, mas podem não ser suficientes para solucionar a hemorroida inflamada, nem mesmo outras doenças que acometem o ânus, mas a maioria das pessoas ainda realiza tratamentos caseiros na tentativa de evitar a consulta com o médico.
Saiba por que o tratamento caseiro para hemorroida não é a solução do seu problema e qual deve ser a sua verdadeira utilização.
Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.
Os banhos de assento diminuem a dor e o inchaço do ânus, mas não são suficientes para resolver a crise de hemorroida, que normalmente dura de 15 a 20 dias.
Algumas dicas de ouro para você cuidar da hemorroida:
- REPOUSO: evite exercícios físicos pesados, academia, bicicleta e caminhadas longas;
- ALIMENTOS: evite o uso de temperos fortes como pimenta, gengibre, molhos picantes, mostarda e bebida alcóolica, pois seus componentes podem irritar as veias e piorar a crise;
- DIGESTÃO: para não ficar com intestino preso e precisar forçar o ânus, beba 2 litros de água ao dia, consuma azeite, prefira frutas, verduras, saladas, sucos naturais e diminua os alimentos que ressecam as fezes como pães, massas e queijo;
- RELAXE: as crises de hemorroida ocorrem em períodos tensos da vida. Sabia que uma forte emoção contrai o ânus, aumentando a pressão nas veias? Por isso, descanse, coloque os pés para cima, leia um livro, escute uma música ou realize uma atividade da sua preferência;
- PAPEL HIGIÊNICO: evite! Prefira ducha e um sabonete suave, e enxugue com toalha macia;
- BOLSA DE GELO: é muito bom para o início da crise de hemorroida, logo quando o inchaço é notado;
- PACIÊNCIA: as crises de hemorroida normalmente demoram a passar! Não acredite em remédios milagrosos.
Por que apenas o tratamento caseiro não é suficiente?
Os remédios caseiros para hemorroida devem ser utilizados para complementar o tratamento. Eles não são suficientes porque não contêm todas as substâncias necessárias para a cura da doença, além de não terem sido “feitos” especificamente para esse fim.
Como você já sabe, para cada grau da hemorroida é necessário um tratamento, sendo alguns deles (a minoria) casos cirúrgicos, ou seja, nenhum medicamento é capaz de curar completamente.
São quatro tipos de hemorroida e para cada tipo existe um tratamento
- Hemorroida Grau 1: é pequena e raramente incomoda;
- Hemorroida Grau 2: incha e demora alguns dias para melhorar;
- Hemorroida Grau 3: sai ao evacuar, incomoda, sangra. Em alguns casos, se resolve apenas com cirurgia;
- Hemorroida grau 4: o aspecto do ânus é irregular, com muitas peles para fora que não entram. Coça, suja as roupas íntimas, dói, dificulta a evacuação. A cirurgia é o tratamento mais indicado.
O tratamento caseiro para hemorroida, portanto, alivia os sintomas e o inchaço. Alguns medicamentos caseiros também possuem efeito anti-inflamatório e potencializando os resultados.
Outra maneira de tratar a hemorroida em casa é ingerindo alimentos ricos em fibra e bastante líquido, pois ajudam a regular o intestino, facilitando, assim, a evacuação. Neste artigo contamos para você outras dicas sobre o que é bom para o tratamento de hemorroidas.
Dicas da Dra. Hilma
Não é indicado tratar a doença apenas em casa porque existem várias doenças do ânus que podem ser confundidas com hemorroida inflamada, como: fissura anal, fístula, furúnculo, câncer, doenças sexualmente transmissíveis (como o condiloma), viroses (como herpes), doenças da pele, micoses (como a candidíase), alergias, assaduras e outras.
Para tratar uma doença completamente, é necessário um diagnóstico preciso, ou seja, ter certeza sobre qual doença está afetando o paciente. Para cada pessoa e problema, existe um tipo de tratamento e um acompanhamento médico específico. Por exemplo: se você tem fístula, mas acha que é hemorroida e trata com pomada de hemorroida e banhos de assento, a sua situação nunca vai melhorar, porque as fístulas são de tratamento cirúrgico.
Lembrando que a automedicação é quando o paciente se trata com remédios que não conhece e não sabe sua utilização, seguindo, assim, indicações de conhecidos, orientações da leigas de internet e bulas. A consulta ao médico é imprescindível para o tratamento ideal e a cura de sua doença.
Somente a partir do exame local o médico conseguirá definir o melhor tratamento. A automedicação, além de ser perigosa — podendo agravar ainda mais a situação —, leva o paciente a desperdiçar tempo e dinheiro (já que, na maioria das vezes, compram remédios mais caros e que não resolvem).
Ainda não sabe como fazer chá caseiro para tratar hemorroida? Confira “Chá para hemorróida: quais são eles e como fazer”. Lá tem todas as dicas que você precisa para tratar hemorroida em casa.