Um dia você acorda e sente um incômodo esquisito e um relevo na pele, como se fosse um calombo na região anal. Ao longo do dia, desenvolvendo suas atividades, o desconforto aumenta: você fica sem posição, impaciente e desconfia que deve estar com hemorroida inflamada.
Com a ajuda de um espelho, você se depara com um ponto mais escuro, estranho e dolorido. Sua primeira atitude é procurar na internet o que pode ser aquilo. Você se desespera e se assusta com as informações encontradas.
Já passou por isso ou conhece alguém que sofre de hemorroida inflamada? Vamos dar dicas valiosas e seguras sobre o que fazer nesse caso!
Como saber se o que eu tenho é hemorroida inflamada
O seu corpo dá sinais quando algo não vai bem. Os sintomas mais aparentes costumam ser:
- Dores fortes e coceira na região anal;
- Sangramento: sangue nas roupas íntimas ou no papel higiênico, depois de ir ao banheiro;
- Saliência no ânus: nódulos duros e sensíveis;
- Dor ao ir no banheiro e ao permanecer sentado;
- Líquido nas roupas íntimas: algumas hemorroidas costumam soltar uma secreção esbranquiçada, que chega a sujar as roupas íntimas.
“Mas por que será que isso apareceu do nada?”. As principais causas da hemorroida inflamada são:
- Prisão de ventre (fezes ressecadas);
- Diarréia;
- Esforço físico pesado;
- Gravidez;
- Estresse.
O que fazer caso eu esteja com os sintomas
Cuidado com as informações que você encontrar na internet e com a automedicação! Primeiro, saiba que 60% da população teve, tem ou terá uma hemorroida inflamada, e a maioria das pessoas melhoram com pomada, remédio oral, repouso e paciência, porque a previsão de melhora é de até 15 dias.
Porém, para que a crise passe e não volte você deve seguir as orientações de quem entende do assunto. Procure um proctologista para indicar o que for melhor para você. Cada pessoa tem um tipo de hemorroida, e para cada uma existe um tratamento ideal.
A boa notícia é que a hemorroida inflamada tem cura, e pode nunca mais voltar, desde que você siga as orientações do proctologista.
Dicas da Dra. Hilma
Fique atento! Não existem pomadas milagrosas, e nem sempre as mais caras funcionam melhor. Muitas pessoas passam a pomada seguindo as recomendações da bula e têm esperança de desinflamar no dia seguinte, mas isto não acontece.
Um dia acordam melhor, acham que estão bem, mas, no decorrer do dia, pioram e a dor volta como no primeiro dia. Para evitar que isso aconteça, consulte um proctologista, pois quanto antes for iniciado o tratamento, maiores serão as chances de cura rápida.
Além disso, a sua doença pode não ser hemorroida. Existem outras que afetam a região anal daí a importância do exame local feito pelo proctologista, ele trata corretamente sem perda de tempo e dinheiro.
Para saber como tratar hemorroidas, confira este artigo com instruções seguras e precisas para o tratamento ideal!