Secreção anal o que pode ser

Secreção anal: pode ser algo grave?

Vamos combinar que qualquer secreção incomum no nosso corpo já vira um sinal de alerta, não é mesmo? Ainda mais quando se trata da região íntima. Os motivos podem ser vários e a dúvida vem à tona!

O fato é que uma secreção anal é sinal de alguma coisa errada que deve ser examinada e tratada por um coloproctologista em um exame do ânus e do reto, no qual ele descobrirá a causa e indicará o melhor tratamento.

Esse pode não ser o assunto mais agradável de se ler ou conversar, mas concorda que é necessário abordá-lo? Afinal, várias pessoas enfrentam o problema e, por medo ou constrangimento, acabam não tratando.

Para você entender o contexto da secreção anal, contaremos a seguir suas variações, quais doenças ou infecções ela pode indicar e como é realizado o diagnóstico.

Secreção anal: o que pode ser e quais são as variações mais comuns?

Estamos falando, aqui, de rastros de sangue, secreção com aparência aquosa, fezes líquidas ou pus, as variações mais comuns. As principais causas da secreção anal são:

  • Inflamação da hemorroida;
  • Cisto pilonidal;
  • Condiloma;
  • Fístula anal;
  • Infecção do ânus ou do reto;
  • Retite (inflamação no reto, a porção final do aparelho digestivo): essa, por exemplo, é uma doença que tem como sintomas diarreia, sangue e secreção purulenta (pus);
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Flacidez do músculo do ânus (principalmente devido ao avanço da idade ou de partos traumáticos que chegaram a romper músculos da pelve.

Sinais de alerta e recomendações para combater a secreção anal

Caso a secreção seja acompanhada de dor e, principalmente, composta por sangue, procure um médico imediatamente, para que seu problema seja devidamente cuidado. Algumas recomendações importantes para quem está passando por problemas na região anal:

  • Cuide da higiene local: evite o uso demasiado de papel higiênico (prefira a ducha) e procure secar bem o local, levemente;
  • Adote uma alimentação balanceada, rica em fibras, para o bom funcionamento do seu intestino;
  • Tome bastante líquido;
  • Não aplique produtos na região anal sem orientação médica (pode gerar irritações e infecções sérias);
  • Prefira roupas íntimas de algodão a sintéticas, pois ajudam a manter o local bem ventilado e seco;
  • Fique atento ao uso de produtos como sabonetes e papel higiênico: prefira aqueles com substância neutra para evitar alergias.

Secreção anal e coceira anal: qual a relação?

Sabemos que, em muitos casos, o prurido (secreção) anal ocorre depois que o paciente coça o ânus com força ou com frequência. E esse é um ponto de muita atenção, porque se a coceira não cessa, a pessoa continuará coçando e, consequentemente, ferindo o ânus, a ponto de causar a secreção.

Tenho coceira anal: o que fazer?

Você já percebeu que a coceira anal pode ser sinal de várias doenças graves e que precisam de tratamento adequado, não é mesmo? Então, ignorá-la ou tratá-la por conta própria não são caminhos indicados. Você deve procurar um coloproctologista para descobrir a causa e fazer o tratamento específico.

Ah, e não se automedique, pois a coceira deixa a região ainda mais exposta e, caso entre em contato com uma substância inadequada, pode agravar a situação. 

Por que estou com coceira anal?

Muita gente teve ou tem coceira anal, também conhecida como prurido anal, mas tem vergonha de tratar e, assim, ignora os sintomas. Isso é perigoso, pois pode adiar o tratamento de uma doença que tem esse como um dos seus sintomas.

De qualquer maneira, quando a coceira aparece, ficamos ávidos por possíveis respostas. Vamos mostrar para você as principais causas desse desconforto e as medidas disponíveis para tratamento.

Coceira anal: principais causas

Pode ser que a causa seja simples: em dias de muito calor, por exemplo, é normal ocorrer a coceira na região íntima devido ao atrito com a roupa íntima e o suor, principalmente se você estiver com roupa de banho. Outras causas são:

  • Falta de higiene pessoal: essa costuma ser a mais comum, pois se o ânus não for limpo corretamente na hora de ir ao banheiro, isso pode causar coceira. Deixar a área úmida pode causar coceiras e assaduras, portanto, é sempre importante secar devidamente;
  • Alergia: também é recorrente pessoas apresentarem alergia a certos tipos de materiais como papel higiênico e lenços umedecidos. Por isso, priorize o uso de produtos neutros, sem perfume ou corantes;
  • Determinadas doenças: a coceira anal é sintoma de doenças como hemorroidas, doenças da pele (candidíase, por exemplo), vermes (oxiúros é o mais comum) e doenças sexualmente transmissíveis;
  • Uso de medicamentos: alguns antibióticos podem causar esse efeito;
  • Higiene excessiva: o uso demasiado de papel higiênico pode causar coceira anal;
  • Alimentos irritantes: alguns alimentos como pimenta, molhos prontos, mostarda, ketchup, bebidas alcoólicas, café, chocolate e nutrientes ricos em gorduras podem causar essa reação em algumas pessoas;
  • Estresse: pessoas que estão passando por momentos difíceis também podem apresentar esse sintoma.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroidas na Gravidez

A secreção anal é um problema mais comum do que parece, mas as pessoas evitam falar sobre o assunto. A umidade irrita a pele do ânus e da vagina, podendo causar infecção urinária nas mulheres, constrangimento social, inibição sexual e dificuldade de higiene anal, mesmo com o uso da ducha.

O coloproctologista, por meio de um exame local simples, resolve a maior parte dos casos, sem necessidade de exames complementares.

Depois de um exame cuidadoso por um especialista, seguem algumas medidas a serem tomadas por você, além daquelas que ele vai te passar: 

  • Evitar o traumatismo na região do ânus;
  • Evitar a umidade desta área;
  • Utilizar apenas a medicação indicada pelo seu médico;
  • Evitar bebidas alcoólicas e comidas apimentadas e condimentadas;
  • Evitar coçar a região anal;
  • Seguir corretamente o tratamento. 

É tão bom contar com informações confiáveis na internet quando estamos passando por um problema e buscamos por respostas, não é mesmo? O blog da Dra. Hilma tem o intuito de informá-lo sobre a sua saúde, principalmente do trato digestivo e da região anal, sem constrangimentos. Caso precise marcar uma consulta de maneira prática e rápida, clique aqui e resolva seu problema! Espero seu contato, e conte comigo.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-