SANGRAMENTO ANAL NEM SEMPRE É HEMORROIDA

A presença de sangue pelo ânus nem sempre é sinal de hemorroida. Embora ela seja a doença anal mais comum, o sangramento pode ser diversas causas, que podem ser simples ou mais graves. Por isso, é tão importante deixar a vergonha de lado e procurar um atendimento na área de coloproctologia caso isso aconteça. As doenças anais e intestinais, quanto mais cedo tratadas, maiores são as chances de sucesso e cura.

Principais causas do sangramento anal

Se você está com esse sintoma, saiba que as principais possibilidades de diagnóstico são:

  • Hemorroida: é o inchaço das veias da parte inferior do reto ou do ânus;
  • Fissura anal: pequeno corte ou rachadura na pele do ânus, que provoca sangramento durante a evacuação;
  • Pólipo colorretal: é uma verruga na parte interna do cólon (uma das partes do intestino grosso) ou do reto;
  • Retite: inflamação do reto, mais precisamente da mucosa retal, parede que reveste o interior desse tubo digestivo;
  • Câncer do ânus: do canal anal (acima da borda do ânus) ou da margem anal (abaixo da borda do ânus);
  • Divertículo: pequenas bolsas que surgem na parede do cólon.

Algumas características deste sangramento são essenciais para diferenciar se ele é proveniente do ânus ou de alguma parte do intestino.

Sangramento do ânus: a cor é vermelho vivo, pinga e molha o papel higiênico; por vezes, espirra nas paredes do vaso. Costuma parar e voltar dias depois e pode não voltar mais. As doenças mais comuns que sangram desta maneira são hemorroida e fissura anal.

Sangramento do reto (parte mais interna e acima do ânus): costuma ser claro, com a presença de pequenos coágulos escuros e um muco (gosma), que se misturam nas fezes. As doenças mais comuns que causam este tipo de sangramento são pólipos, inflamação do reto (retites) e o câncer;

Sangramento da parte alta do intestino (cólon): a cor do sangue é vermelho vivo, em grande quantidade, apresentando-se como uma hemorragia. É precedido de cólica e diarreia de sangue com cheiro forte. Chega a escorrer e molhar a roupa, permanecendo por 2 ou 3 dias. A pressão sanguínea cai, pode ocorrer até desmaios, necessitando internação e observação hospitalar. A principal causa é o divertículo (as paredes do intestino se tornam frágeis, rompendo suas veias que causam a hemorragia). As doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa e doença de Chron, sangram em pouca quantidade e misturado com muco.

Sangue oculto: como o nome diz, é um sangue que a gente não vê. Ele vem misturado nas fezes e só parece no exame de fezes. Este tipo de sangue pode vir da parte alta ou baixa e ter várias causas, como pólipo, câncer, fissura, hemorroida, colite, entre outros.

Dica da Dra Hilma

Ninguém está livre de apresentar sintomas de doenças anais ou intestinais. Essas doenças podem ser silenciosas ou aparecer sem nenhum aviso, de um dia para o outro.

Intestino e ânus saudáveis são essenciais para a boa saúde em geral. Levar uma vida saudável, praticar atividades físicas e adotar uma dieta rica em fibras e ingestão de líquidos já é um passo essencial e muito importante. Além disso, faça check-ups periódicos com um médico coloproctologista e, se você tiver idade superior a 45 anos, também deve realizar exame de colonoscopia como forma de prevenção das doenças anais e intestinais. Para saber mais sobre os exames de prevenção da área de coloproctologia, leia o meu artigo Check-up em Coloproctologia.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-