SANGRAMENTO ANAL E SUAS DIFERENÇAS

O sangramento anal que acontece eventualmente nem sempre é hemorroida. Ele pode não ser da região do ânus e apontar uma doença mais séria do intestino que precisará de diagnóstico correto e tratamento adequado antes que se agrave mais. Por isso é tão importante não “se acostumar” com sangramentos, mesmo que sejam raros e em pouco volume. Se sangrou, procure um médico coloproctologista.

Algumas características deste sangramento são essenciais para diferenciar se ele é proveniente do ânus ou de alguma parte do intestino.

Sangramento do ânus: a cor é vermelho vivo, pinga e molha o papel higiênico; por vezes, espirra nas paredes do vaso. Costuma parar e voltar dias depois e pode não voltar mais. As doenças mais comuns que sangram desta maneira são hemorroida e fissura anal.

Sangramento do reto (parte mais interna e acima do ânus): costuma ser claro, com a presença de pequenos coágulos escuros e um muco (gosma), que se misturam nas fezes. As doenças mais comuns que causam este tipo de sangramento são pólipos, inflamação do reto (retites) e o câncer;

Sangramento da parte alta do intestino (cólon): a cor do sangue é vermelho vivo, em grande quantidade, apresentando-se como uma hemorragia. É precedido de cólica e diarreia de sangue com cheiro forte. Chega a escorrer e molhar a roupa, permanecendo por 2 ou 3 dias. A pressão sanguínea cai, pode ocorrer até desmaios, necessitando internação e observação hospitalar. A principal causa é o divertículo (as paredes do intestino se tornam frágeis, rompendo suas veias que causam a hemorragia). As doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, sangram em pouca quantidade e misturado com muco.

Dicas da Dra Hilma

Sangramento anal, mesmo que esporádico, deve ser investigado. O primeiro passo para quem observou sangramento na região anal é fazer exame local e saber o diagnóstico correto com um médico coloproctologista. Quando sai sangue pelo ânus, a pessoa logo pensa em hemorroida, pois ela é a mais comum, mas como falei acima, outras doenças também podem causar sangramento.

E se o sangramento for mesmo de hemorroida, também não é motivo para maior preocupação. Isso não quer dizer que seja mais difícil ou demorada para tratar. Hemorroida que sangra não é um problema incomum e tem solução não cirúrgica desde que você não deixe a situação de agravar.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH.