“Medicamento para hemorroida”. “Remédio para crise de hemorroida”. “Melhor anti-inflamatório para curar hemorroida” – são termos muito pesquisados na internet.
É fato que a crise não tem hora nem dia para aparecer. E uma hemorroida inflamada pode causar dor, inchaço, incômodo e até sangramento. O ideal nestes casos é procurar atendimento com um médico coloproctologista, para entender qual é o seu caso e como será o tratamento. Mas enquanto isso, você pode tomar algumas medidas para aliviar a crise.
REMÉDIOS:
Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias. Mas é muito importante lembrar que o tratamento para hemorroida não se resume a isso. São necessários remédios e pomadas específicos para a cura da doença, ou seja, o anti-inflamatório não resolve o problema, apenas alivia a dor e o incômodo inicialmente.
MEDIDAS CASEIRAS:
1) Banhos de Assento: uma antiga técnica que ajuda muito a aliviar e desinchar a hemorroida. Como fazer: diariamente, durante 10 minutos, com água morna pura ou com adição de ervas naturais como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis. Para fazer efeito, é preciso “sentar” nesta água, somente o vapor não é suficiente
2) Repouso: evite carregar peso e suspensa a prática de exercícios físicos e esportivos que demandem esforço. A musculatura do ânus é sensível e um simples agachamento pode piorar a situação naquele momento.
3) Cuide da alimentação: neste período, evite temperos fortes e comidas condimentadas. Elas não causam a hemorroida, mas podem agravar uma crise inflamatória já existente. Bebidas alcoólicas também devem ser suspensas. Para não forçar a hemorroida na hora de evacuar, beba bastante líquido, opte por uma alimentação natural e rica em fibras e evite alimentos gordurosos, pois prender ou soltar o intestino pode piorar a situação.
4) Higiene local: suspenda o uso do papel higiênico (que irrita ainda mais a pele já fragilizada) e use sempre a ducha para lavar o local de forma delicada. Para uso fora de casa, leve sempre lenços umedecidos neutros para limpeza.
NUNCA FAÇA ISSO:
1) Não confie em um medicamento específico que não foi indicado para o seu caso por um médico especialista da área. Cada pessoa tem um organismo diferente, com doenças e tratamento diferentes.
2) Usar uma pomada, loção ou algum creme na região anal, só porque alguém conhecido usou ou te deu a dica, pode até piorar os sintomas e agravar o quadro.
3) E o mais importante: não acredite em receitas milagrosas com ingredientes naturais e promessas de cura de hemorroida em poucos dias. Usar ingredientes sem nenhuma comprovação científica pode irritar ainda mais a região anal, que é muito sensível e irrigada.