RELATO REAL: COMO UMA CIRURGIA ME LIVROU DO CÂNCER DE INTESTINO

O câncer do intestino pode ser evitado! E neste processo da prevenção, um exame é de fundamental importância: a colonoscopia.

Conheça um pouco da história da Patrícia Salgado, paciente da Dra Hilma Nogueira da Gama. Patrícia precisou enfrentar uma cirurgia, mas descobriu a tempo a lesão que se transformaria em tumor. Veja relato abaixo:

“Um belo dia acordei e notei que minhas fezes estavam com coloração bem verde! Assustei com aquilo e comecei a pensar se tinha sido algo diferente que eu havia comido, mas cheguei à conclusão que não tinha feito nada para estar daquele jeito.

Procurei então a ajuda da Dra Hilma, após indicação e relatei meus sintomas. Feitos os exames iniciais no consultório, ela me pediu para fazer a colonoscopia. Fiquei um pouco preocupada e marquei o exame. No dia do exame, ao final, o médico me falou que havia uma lesão muito grande no intestino que precisava ser retirado de forma cirúrgica. Meu mundo caiu naquele momento.

Marquei todos os exames pré-operatórios e fiz a cirurgia através de videolaparoscopia. Graças a Deus deu tudo certo, não precisei usar bolsa de colostomia, mas foi um susto muito grande: minha lesão era muito extensa, uma lesão pré-maligna, que provavelmente se tornaria um câncer caso não tivesse sido retirada a tempo.

Me recuperei da cirurgia e passei a fazer controles periódicos de seis em seis meses, depois de ano em ano, hoje eu faço em um intervalo de 3 a 5 anos. Tenho uma vida normal, com alimentação normal, não sinto nada.

Posso dizer que a colonoscopia salva vidas!”

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-