Este é um assunto envolvido de mitos e incertezas, visto que é um tema pouco falado de forma clara, devido ao constrangimento que muitas pessoas tem.
A resposta para a pergunta “Sexo anal pode causar doenças” é sim e não. Veja a seguir, alguns mitos e verdades.
MITOS
Relação anal causa hemorroida: A prática do sexo anal não está diretamente ligada ao aparecimento da hemorroida, e nem à piora do quadro. O que pode acontecer é que, na região anal já sensível com a hemorroida, o atrito causado pelo sexo pode piorar a sensação de desconforto.
Altera o funcionamento do intestino: O sexo não estimula o reto e “solta” o intestino, nem causa a prisão de ventre. O trânsito intestinal tem relação direta com a alimentação – quanto mais natural e equilibrada for, mais regular será o funcionamento do intestino.
Muda a anatomia da região: A prática do sexo anal com frequência não causa um alargamento ou relaxamento do ânus. O que acontece é, quando a pessoa se sente à vontade para a prática, ela se sente mais relaxada e, consequentemente, mais acostumada.
VERDADES
Infecções Sexualmente Transmissíveis: são doenças que podem ser transmitidas pelo sexo anal, como herpes, HPV, HIV. Por isso, a recomendação é sempre o uso de preservativo que deve ser descartado após a prática. E atenção: sintomas de IST’s podem começar com uma verruga que parece inofensiva e, muitas vezes é confundida com hemorroida. Estas doenças podem se agravar quando não tratadas.
O ânus é uma região muito sensível: A pele que envolve o ânus é extremamente fina e delicada. E como a região não tem elasticidade e lubrificação como a região vaginal, para uma maior sensação de conforto, pode-se usar gel lubrificante a base de água. Cuidado com produtos sem conhecimento sobre seus ingredientes que podem, além de rasgar o preservativo, irritar a região anal.
Dicas da Dra Hilma

Apesar de ser um assunto tabu, falar de sexo anal é prezar pela saúde. A relação anal exige delicadeza, cuidado e consentimento. Muitas pessoas não praticam porque têm dificuldade e não se adaptam, enquanto outros se sentem confortáveis, sem constrangimento.
Com os devidos cuidados, o sexo anal não causa danos à região do ânus, desde que seja consentido e confortável. Além do gel lubrificante já citado acima, se desejado, pode-se usar um “clister” três horas antes para a limpeza do reto. E o mais importante: usar sempre proteção, que evita transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e que podem se agravar quando não tratadas.