A gravidez altera totalmente o organismo da mãe, e uma das modificações causadas é a dilatação das veias do ânus, que aumenta à medida que o bebê cresce, especialmente após os 5 meses de vida.
A dilatação das veias hemorroidárias, portanto, gera nódulos roxos, endurecidos e extremamente dolorosos, que podem, até mesmo, chegar a sangrar. As mamães que passam por isso se preocupam e costumam perguntar: “quem tem hemorroida pode ter parto normal?”.
Vamos falar sobre esse assunto logo a seguir.
Hemorroida e parto normal: existem riscos?
A hemorroida, apesar de incomodar e atrapalhar as atividades da mulher grávida, não gera riscos. Mas precisa de tratamento específico, porque, em alguns casos, torna-se necessário adiantar a licença médica ou mesmo antecipar a vinda do neném pela dor e pelo desconforto, atrapalhando os planos daquelas que almejam o parto normal.
Sendo assim, respondendo à pergunta: quem tem hemorroida pode ter parto normal, sim. Não se trata de uma contra-indicação. Porém, o tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível e seguido fielmente, conforme orientações médicas.
O tratamento de hemorroida para grávidas consiste no uso de remédios orais, pomadas e cuidados na hora de higienizar a região anal.
Como o parto normal é realizado no caso de hemorroida?
O procedimento é realizado normalmente. Você precisa apenas relaxar e respeitar as limitações do seu corpo. Uma coisa é a dor que você está sentindo agora, mas somente no dia você vai saber como irá reagir e vivenciar esse problema no seu corpo.
No trabalho de parto existem vários hormônios envolvidos, seu corpo inclusive libera alguns deles para você lidar com a dor. Apenas permita-se vivenciar isso sem estresse e preocupação.
Algumas mulheres passam pelo parto normal naturalmente, sem problemas. Outras já chegam no dia do parto e mudam de ideia, por não se sentirem confortáveis. Você deve escolher o que será melhor para você, ok?
Intestino preso, hemorroida e parto normal: entenda a relação
Você sabe porque grávidas costumam ter intestino preso, que pode causar hemorroida? O motivo é simples: as veias ficam dilatadas e essa compressão pode fazer o ânus ficar inchado e dolorido, dificultando, assim, a evacuação. Por isso, também, as grávidas estão mais propensas a desenvolver a hemorroida, que nada mais é do que o inchaço das veias do ânus.
Outra coisa que desencadeia o intestino preso na gravidez é o efeito causado por remédios recomendados para as gestantes, como sulfato ferroso e algumas vitaminas, que podem ressecar as fezes. Mas agora fica a pergunta: “o que pode ser feito para o intestino funcionar melhor durante esse período?”.
A gravidez é um momento delicado. Alterações hormonais, físicas e emocionais são marcantes e fazem parte desse período. O 5º mês de gravidez é marcado pelo aumento do neném, que passa a ocupar mais espaço no abdômen, comprimir a bexiga e o intestino, pressionando as veias que circulam de baixo para cima do corpo da mamãe.
Essas alterações normais causam o inchaço de pés, pernas e, até mesmo, da região íntima, como vagina e ânus. Aí está o porquê de ser comum grávidas terem hemorroida na gravidez. São recorrentes queixas como o inchaço do ânus e uma dor forte. O cuidado com as grávidas deve ser específico, pois o peso do neném impede melhores respostas ao tratamento.
Intestino preso na gravidez: o que pode ser feito? Como evitar hemorroida para ter um parto normal mais tranquilo?
Para equilibrar a situação, é necessário ingerir uma alta quantidade de líquidos — recomenda-se 10 copos d’água por dia — e fibras para que o bolo fecal seja formado e, assim, a evacuação ocorra naturalmente.
Lembrando que ingerir alta quantidade de fibras sem ingerir líquidos pode piorar a situação: as fezes aumentam o tamanho e os gases também.
Quais alimentos podem ajudar? Como deve ser minha dieta?
Os alimentos que ajudam na digestão são:
- Frutas em geral : principalmente mamão, ameixa, abacaxi, laranja, uva, manga e maçã com casca;
- Verduras: couve, alface, brócolis e quiabo, espinafre, couve;
- Legumes: feijão, ervilha;
- Azeite
- Chás digestivos: hortelã, erva cidreira e camomila são boas pedidas.
Uvas passas e aveia podem ser misturadas aos alimentos e também auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Atividades físicas leves como caminhada, hidroginástica e pilates são grande aliadas nesse momento da gravidez, porque também estimulam o sistema digestório.
Hemorroida na Gravidez – Tratamentos
Normalmente, o que ocorre é apenas o alívio da dor e do desconforto. É necessário ter paciência e esperar pois, após o parto, a hemorroida desaparece na maioria das vezes. Porém, algumas mulheres continuam com o problema e até precisam ser operadas para resolver o problema. O fato é que, quanto mais cedo o tratamento for realizado na gestante, melhor será a resposta ao tratamento e menores serão as chances de precisar da cirurgia para retirada da hemorroida.
O tratamento em gestantes é realizado por meio de dietas que ajudem no funcionamento do intestino, com remédios específicos e analgésicos próprios, gelo no local, repouso, uso de pomadas, a suspensão temporária de temperos e do uso de papel higiênico.
A maioria das pessoas pensam que a hemorroida na gravidez impede o parto normal. A impressão de que o parto normal força a região anal e piora não é verdade. Há 30 anos atendendo grávidas com a doença, pude perceber que não existe relação entre uma coisa e outra, e que a cesárea e o parto normal não se diferem nesses casos.
Inclusive, sempre realizo um relatório para o obstetra responsável pela paciente informando que a hemorroida não impede o parto normal, a cesárea não protege o ânus da crise, que o supositório de anti-inflamatório deve ser evitado no pós-parto e, ainda, oriento o cuidado ao manipular o ânus com clister para o preparo do parto.
Ao primeiro sinal de algo diferente no ânus, consulte um proctologista para que esse momento tão especial não seja impactado com esse inconveniente.
Dicas da Dra. Hilma
Existe um mito de que “não adianta tratar grávida com hemorroida”, mas é falso. As minhas pacientes grávidas tem tratamento adequado, cujas indicações são basicamente:
- Prescrição de remédio oral e pomadas específicas;
- Repouso;
- Evitar o uso de papel higiênico e optar pela ducha, secando bem a região suavemente com toalha macia;
- Evitar pimentas, condimentos e esforço físico;
- Ingerir muito líquido, comer frutas e saladas para facilitar o funcionamento do intestino.
É imprescindível ressaltar que o parto normal não piora a hemorroida, e a cesárea não protege o ânus como todos pensam. Sendo assim, fica a critério da mãe escolher a forma como seu bebê virá ao mundo.
O parto normal é uma alegria para a mãe e para o bebê, desde que seja tranquilo e não agrida o organismo de ambos. A boa notícia é que a hemorroida na gravidez some em alguns meses após o parto, voltando tudo ao normal.
A hemorroida na gravidez realmente é algo comum devido à dilatação das veias, como vimos, mesmo nas mulheres que nunca tiveram esse problema. Descubra com a gente os cuidados para prevenir hemorroidas na gravidez.