Quando se fala em hemorroida, muitos mitos são associados ao assunto. Pegar peso é um assunto constante, que sempre aparece no consultório como dúvida dos meus pacientes.
Precisamos diferenciar duas situações: carregar peso não é a principal causa para o aparecimento de uma crise de hemorroida em pacientes que nunca sofreram com o problema, mas pode agravar a situação de quem já sofre com eventuais crises e inchaços na região anal, por isso a indicação nestes períodos é evitar.
Quando se fala em carregamento de peso, logo associamos à prática de exercícios físicos mais intensos, como em casos de atletas profissionais ou praticantes de modalidades que exijam mais esforço.
Mas, se a grande maioria do adultos pode ter crise de hemorroida e o exercício físico é uma prática essencial para a saúde do organismo de modo geral, como fazer com que “essa conte feche”? Vamos desmistificar o assunto a seguir quando se trata da prática de esforço físico para pacientes que estão em crise de hemorroida:
O que pode piorar a crise de hemorroida:
- Musculação ou Crossfit: agachamentos com peso exigem um maior esforço das pernas e quadris, que podem forçar as veias da região anal, por isso não é indicado para pacientes em crise, doença hemorroidária em grau avançado e em casos de dor e inchaço.
- Bicicleta: por exercer uma pressão considerável na região pélvica, também é contraindicado nas mesmas situações descritas acima.
- Futebol e outros esportes que exijam esforço de pernas e quadris: esportes que demandam gasto de energia e esforço dos membros inferiores por muitos minutos também podem piorar o quadro de quem está em crise.
Modalidades físicas que podem ser feitas durante crises de hemorroida:
- Natação ou Hidroginástica: uma das mais indicadas nesse período, pois não força a região anal e os movimentos físicos não tem impacto. Inclusive pode se apresentar como um alívio para alguns pacientes, devido ao contato e conforto da água.
- Yoga ou Pilates: com ressalvas para exercícios que exijam muito esforço físico de força na região pélvica, podem ser feitos de forma mais moderada, para alongamento leve e relaxante.
- Caminhadas: quando não há inchaço excessivo que incomode ou sangramentos – quando o repouso é o mais indicado – as caminhadas leves, sem esforço exagerado não fará mal e podem até ajudar na recuperação do fluxo sanguíneo adequado.
Dicas da Dra Hilma
Sempre atendi muitos atletas em meu consultório. É verdade que atletas amadores e profissionais de diversas áreas, como futebol, ciclistas, maratonistas, praticantes de luta, crossfit, dentre outros podem ter crises de hemorroida mais frequentes em épocas de maior esforço e treino mais pesado.
Quem pega peso no dia a dia em trabalho ou no esporte, pode ter doença hemorroidária, mas não quer dizer que se trata de uma condição; existem pessoas que pegam peso com frequência e não apresentam o problema. O que faz mal para uma pessoa pode não fazer para outra.
O importante é tratar o problema tão logo ele apareça para não deixar que a situação se agrave e para que logo o paciente possa retomar à sua rotina de exercícios físicos que estava acostumado.