Uma das maiores recomendações para quem está com hemorroida é o cuidado com o uso do papel higiênico. Isso porque ele pode irritar a hemorroida e machucar ainda mais a região anal. Mas não se trata de uma regra, já que algumas pessoas são mais sensíveis que as outras.
O ânus tem uma pele delicada, e a textura do papel higiênico, por mais macia que seja, pode irritar. A maioria das pessoas faz uso do papel higiênico normalmente, e não apresentam problema.
Então, apenas quem tem hemorroida sabe se vai ser necessário ou não evitar esse hábito durante o tratamento.
Por que os coloproctologistas dizem que a higiene com papel higiênico não é perfeita?
Especialistas no assunto ensinam que a higiene da região anal feita pelo papel higiênico deixa resíduos de papel e de fezes mesmo após várias vezes de uso. Dessa maneira, o ânus não fica adequadamente limpo, o que pode causar coceira e irritação na pele, e até piorar a hemorroida.
Atenção: o uso do papel higiênico não causa hemorroida, mas se a hemorroida estiver irritada, dolorida, inchada ou sangrando, pode piorar.

Como fazer a higiene do ânus?
Sempre que possível, evite o uso, prefira a ducha fria ou morna — cuidado com a ducha muito quente, pois pode dilatar as veias da hemorroida, piorando a situação.
Mas, não se esqueça! Após lavar o ânus com a ducha, seque bem a região, pois a umidade pode causar coceira, ainda mais irritação e facilitar o crescimento de fungos como a Cândida
O lenço umedecido usado na higiene dos nenéns é uma boa opção para lugares onde não há banheiro adequado, como em viagens ou no trabalho — existem várias opções no mercado, mas o mais suave é o indicado para bebês. Prefira os lenços umedecidos sem perfume.
Os bidês, muito presentes nos banheiros no Brasil antigamente, são ótimos para a higiene íntima, mas raramente os vemos hoje em dia.
Dicas da Dra. Hilma

Evite o uso do papel higiênico sempre que possível. Prefira a ducha e ensine seus filhos a terem este hábito. O mesmo cuidado vale para quando tiverem com diarreia.
Se for viajar, leve lenços umedecidos indicados para bebês. Evite sabonetes degermantes (com substâncias próprias para retirar os germes e fazer assepsia) ou bactericidas (que elimina bactérias). Prefira sabonete neutro para a higiene íntima.
Evite lavar o ânus várias vezes ao dia. Lave somente após evacuar e no banho diário. Não é necessário lavar o ânus após urinar. A higienização excessiva também não é indicada, porque tira a flora protetora da pele, essencial para a saúde da região.
Está com algum incômodo no ânus e precisa de tratamento rápido e confiável? Não adie seu problema e deixe a situação piorar! Agende agora mesmo uma consulta comigo e resolva de vez seu incômodo.