PANDEMIA x DOENÇAS NO INTESTINO: COMO SABER O QUE É URGENTE?

Doenças do intestino: em alguns casos as doenças intestinais podem evoluir para casos de emergência quando não tratadas precocemente. Por isso é necessário saber identificar quais sinais você não pode ignorar e que devem ser avaliados por um médico da área de coloproctologia, mesmo neste período de pandemia quando o receio de sair de casa afeta muitas pessoas.

Vamos explicar um pouco mais sobre as doenças de intestino mais comuns:

Diverticulite

A doença de intestino mais comum na emergência. A diverticulite é causada pelo envelhecimento do órgão, quando aparecem divertículos nas paredes intestinais. Um dos sintomas principais é a dor do lado esquerdo do abdome, chamada de “apendicite do lado esquerdo” – se persistem por mais de três dias, o atendimento médico deve ser procurado. O tratamento, usualmente, é feito com antibiótico e dieta. Não é uma doença grave se tratada no início e normalmente não é de tratamento cirúrgico. Fizemos uma live sobre este tema, que você pode assistir na íntegra abaixo.

Hemorragia

pode ser causada pelo uso de medicamentos como anticoagulantes e corticoides, que deixam o sangue mais ralo. Outra causa também são os divertículos, quando em casos mais graves, podem se romper e causar este sangramento. Na grande maioria dos casos, o sangramento é cessado em 72 horas, com procedimentos hospitalares como compressas geladas.

Fecaloma

quando as fezes ficam retidas, se ressecam e formam um bolo fecal duro como uma pedra. É um caso comum, principalmente em pessoas mais idosas com movimento limitado ou que passaram por algum procedimento cirúrgico e ficaram muito tempo acamadas. Pode acometer também pessoas mais jovens que têm um intestino maior, mais longo (característica de nascença) – estas normalmente já possuem um funcionamento intestinal mais lento pela própria característica física.

Colite Nervosa

não é uma doença, mas é uma alteração no funcionamento do intestino, que pode ficar mais preso ou solto do que o normal. Como o próprio nome diz, a colite aparece principalmente nestas fases mais difíceis da vida. O tratamento é feito com medicamentos específicos para regularizar os movimentos do intestino. Pode acometer pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

Dicas da Dra Hilma

Hemorroida tratamento

A alteração do funcionamento do intestino pode ser um dos primeiros sinais do corpo quando estamos passando por uma época de mais tensão, tristeza, preocupação. E, por isso, nesta pandemia, muito casos tem aumentado.

Por isso é essencial que, em caso de persistência de sintomas ou dores, o atendimento médico e exame clínico sejam feitos para a correta indicação do tratamento e medicação. Algumas doenças de intestino são consideradas de emergência e precisam de atendimento rápido, antes que o caso de agrave muito. Acima, citamos alguns dos mais comuns, mas alterações intestinais também podem ser indícios de outras doenças como o câncer.

É possível fazer uma consulta com segurança neste período de pandemia. Os médicos estão vacinados e prepararam seus consultórios com todos os protocolos de segurança necessários para atender aos pacientes de forma segura e eficaz.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-