Nimesulida para hemorroida tira a dor?

Hemorroida é o termo mais pesquisado aqui no blog e todos os aspectos em torno deste assunto também. Mas quando se trata de medicamentos para aliviar as dores e incômodos da hemorroida, são diversas perguntas que chegam todos os dias.

Quando me perguntam sobre remédios, eu sempre deixo bem claro: o ideal nestes casos é procurar atendimento com um médico coloproctologista, para entender qual é o seu caso e como será o tratamento. Mas enquanto isso, você pode tomar algumas medidas para aliviar a crise.

E sim, nimesulida é um dos remédios indicados para aliviar as dores da hemorroida. Assim como o Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias. Mas é muito importante lembrar que o tratamento para hemorroida não se resume a isso. Tomar anti-inflamatório não resolve o problema, apenas alivia a dor e o incômodo inicialmente, até você se consultar!

Recomendo sempre tomar outras medidas caseiras e naturais até o dia da consulta!

1) Higiene local: pare de usar papel higiênico enquanto a região estiver irritada e fagilizada. Use sempre a ducha para lavar o local de forma delicada. Para uso fora de casa, leve sempre lenços umedecidos neutros, sem perfume.

2) Repouso: evite carregar peso e suspensa a prática de exercícios físicos e esportivos que demandem esforço. A musculatura do ânus é sensível e um simples agachamento pode piorar a situação naquele momento.

3) Banhos de Assento: esta é uma prática que eu gosto muito e recomendo sempre, pois são 100% naturais e ajudam muito a aliviar e desinchar a hemorroida. Como fazer: diariamente, durante 10 minutos, com água morna pura ou com adição de ervas naturais como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis. Para fazer efeito, é preciso “sentar” nesta água, somente o vapor não é suficiente.

Dicas da Dra Hilma

Se as crises de hemorroida têm incomodado com frequência, não deixe de procurar atendimento com um médico coloproctologista. Somente a avaliação de um profissional da área vai definir o tratamento ideal para cada caso.

Em casa, sugiro aliviar os sintomas somente com práticas naturais que citei acima. Nunca faça: usar uma pomada, loção ou algum creme na região anal, só porque alguém conhecido usou ou te deu a dica: o que funcionou para uma pessoa pode não ser indicado para o seu caso! E ainda: não acredite em receitas milagrosas da internet com promessas de cura em poucos dias. Usar ingredientes sem nenhuma comprovação científica pode irritar ainda mais a região anal, que é muito sensível e irrigada.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH.