MINHA HEMORROIDA ESTÁ SANGRANDO! E AGORA?

Existem vários tipos de hemorroida, e cada um apresenta sintomas diferentes. Algumas apenas incham, outras saem do reto e outras sangram.

Tudo que você precisa saber sobre hemorroida sangrando:

  • Existem vários tipos de hemorroida, e cada um apresenta sintomas diferentes. Algumas apenas incham, outras saem do reto e outras sangram;
  • Hemorroidas internas: não doem, mas sangram. “Escondem-se” dentro do ânus, dilatam, ficam frágeis e finas, por isso costumam sangrar com a passagem das fezes. O sangramento tem as seguintes características nesse caso: sangue cor vermelho vivo, que chega a escorrer e espirrar no vaso. O sangramento pode chegar a ser tão intenso como uma hemorragia;
  • Primeiro passo para quem observou sangramento na região anal é fazer exame local e saber o diagnóstico do médico, para saber qual é tratamento indicado
  • Quando o sangramento é pouco e raro, o tratamento é feito com medicamentos, pomadas, cuidados alimentares e repouso até a cicatrização. Mas tudo com o devido acompanhamento do especialista.

Ânus sangrando é sinal de hemorroida?

Nem sempre! Como falamos aqui, nem sempre a hemorroida vem seguida de sangramento! Muitas vezes, sangramento no ânus pode ser resultado de uma irritação simples por conta do excesso do uso de papel higiênico — no caso de diarreia, por exemplo —, de uma ferida que vai sarar em pouco tempo ou de uma irritação alérgica.

Se você tiver um sangramento após defecar, pode ser que seja normal — às vezes, as fezes endurecidas causam pequenas feridas.

Outro ponto importante que deve ser lembrado – a hemorroida causa outros sintomas além do sangramento:

  • Dor no ânus quando a sua superfície é friccionada pelo papel higiênico ou pela roupa íntima;
  • Pequena bolinha no ânus, que vai aumentando de volume;
  • Desconforto que pode se tornar persistente devido à dilatação das veias hemorroidais;
  • Liberação de muco e sensação de que o reto não foi totalmente esvaziado;
  • Coceira anal, devido à dificuldade de limpeza do ânus por causa do inchaço ou dor.

Dica da Dra Hilma

Lembre-se: várias doenças causam sangramento no ânus, não apenas a hemorroida. A fissura, os pólipos (tumores benignos e malignos) e as colites inflamatórias sangram também e, para cada doença, existe tratamento específico.

Quando observar sangue no vaso, no papel, nas fezes ou na roupa íntima, procure o coloproctologista.

Não se engane pensando que sangramento sem dor também não deve ser investigado. Doenças do intestino também não doem e todo tratamento coloproctológico, quanto mais cedo for iniciado, maiores as chances de cura da doença em questão.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-