Você já ouviu falar na ligadura elástica para hemorroida? Ela é um método menos invasivo para o tratamento da doença hemorroidária (DH) e apresenta vantagens em relação à hemorroidectomia (cirurgia padrão): simplicidade de execução e realização ambulatorial sem necessidade de anestesia.
A ligadura elástica é usada normalmente para tratar casos de hemorroida de graus 1 e 2 e é feita através da anuscopia e consiste na aplicação de um anel elástico na mucosa dos mamilos hemorroidários, que “estrangula” a veia, causando a interrupção do fluxo sanguíneo e consequentemente sua necrose e eliminação.
Um mesmo paciente pode fazer mais de uma ligadura elástica por vez ou em diferentes sessões, dependendo da sua avaliação clínica e grau da hemorroida.
Benefícios do procedimento
Os resultados com a ligadura elástica são positivos e levam a uma redução de 80% nas indicações de cirurgia. As chances de cura da doença hemorroidária são de 60% a 70% após o primeiro procedimento.
O preparo para o procedimento é simples e muito semelhante aos casos de exames proctológicos: não há necessidade de dieta, jejum ou sedação, apenas de limpeza e esvaziamento do reto antes do procedimento (com o uso de laxantes). Também é necessário suspender o uso de remédios anticoagulantes antes e logo após o tratamento. Algumas pessoas têm boa tolerância aos efeitos e conseguem voltar às atividades regulares após dois dias de repouso.
Como é a recuperação pós-procedimento de ligadura elástica?
O tecido hemorroidal que foi “estrangulado” seca e cai cerca de 5 a 7 dias após o procedimento. Neste período, a resposta ao tratamento é bem individual, mas o paciente pode apresentar:
- Dor leve a moderada: normalmente acontece nas primeiras horas (24 a 36 horas pós procedimento) e são aliviadas com o uso de analgésicos prescritos pelo médico;
- Incômodo anal: é comum um desconforto (vontade constante de evacuar), uma sensação de pressão também nas primeiras horas, que são amenizadas também com o uso de analgésicos;
- Sangramento: um leve sangramento é comum quando o tecido hemorroidal necrosado cai ou durante as evacuações neste intervalo de cicatrização. São raros os casos de sangramento mais intenso, que devem ser analisados pelo médico.
Dicas da Dra Hilma
A ligadura elástica de hemorroida foi criada como uma alternativa menos invasiva que a cirurgia, mas a técnica não é indicada para todos os casos. Por isso, a avaliação médica de um profissional da área de proctologia é essencial para o dignóstico.
Já citei em outros artigos que os casos cirúrgicos para hemorroida são de cerca de 30%, mas não necessariamente todo paciente com indicação cirúrgica tem indicação para a ligadura elástica. Todos os procedimentos operacionais para hemorroidas trazem seu próprio conjunto de riscos e benefícios e a escolha final do procedimento deve ser feita entre o paciente e seu coloproctologista.