Hemorroida trombosada ou trombose hemorroidária: acontece principalmente quando uma hemorroida interna ou externa se rompe ou fica comprimida pelo ânus, fazendo com que o sangue se acumule no ânus formando um coágulo, causando inchaço e intensa dor na região.
Quando a hemorroida se torna uma trombose hemorroidária, existe a possibilidade da veia de romper e vazar sangue coagulado e escuro, seguido de sangue vivo.
Quais são as causas da hemorroida trombosada?
Pode ser causada por intestino ressecado, diarreia com várias evacuações, esforço físico intenso, consumo excessivo de alimentos muito temperados ou até problemas emocionais que podem causar a contração do músculo do ânus, e o consequente inchaço das veias.
Como é o tratamento da hemorroida trombosada?
O tratamento para trombose hemorroidária deve ser indicado pelo proctologista. Normalmente, é feito com pomada, remédio oral (anti-inflamatórios e analgésico), banhos de assento mornos, dieta sem temperos, muito líquidos e fibras para amaciar as fezes. E ainda cuidados como evitar o uso do papel higiênico (trocar por ducha higiênica) e repouso.
É importante enfatizar que a trombose hemorroidária não é tão grave quanto a trombose venosa, porque só atinge as veias do ânus, ao passo que a outra atinge veias importantes da circulação do sangue como cérebro, intestino e das pernas.
Dicas da Dra Hilma
Para os pacientes que passaram por várias crises, se trataram mas não tiveram boa resposta ao tratamento, após o exame local e dependendo do caso, pode ser necessária a cirurgia. Porém, este índice é baixo – somente 30 % das pessoas que sofrem de hemorroida precisam ser operadas.
Qualquer disfunção no ânus piora rápido, mas demora a melhorar, pois a natureza dessa região do corpo não é favorável à cicatrização, já que é úmida e tem contato com fezes.
Se você observar um nódulo endurecido no ânus de cor arroxeada escura, dolorida, que apareceu do nada, não se assuste. Se isso acontecer, evite exercícios físicos, preze por uma alimentação mais saudável e rica em fibras, aumente o consumo de líquidos e troque o papel higiênico pelo uso da ducha. Além disso, pode também tomar um remédio para aliviar a dor (analgésicos e anti-inflamatório) e remédios específicos para dissolver o trombo hemorroidário. Com estes cuidados em casa, você vai sentir um maior conforto e após 5 a 7 dias se sentirá mais confortável. Mas nunca deixe de procurar um médico coloproctologista em casos recorrentes.