A hemorroida deu sinais, sangrou, incomodou e você resolveu procurar na internet maneiras de curar a crise em dois dias? Existem diversas maneiras de aliviar os sintomas, mas não acredite em receitas milagrosas, pois dependendo do medicamento, produto ou ingrediente natural que você ingerir ou passar na região, a crise pode ficar ainda pior.
A hemorroida acontece quando as veias do ânus ficam inchadas e estufam a pele da região. Essas veias inchadas podem sair para fora do ânus ao evacuar, causam coceira, dor, ardência, latejamento e geram uma secreção que dificulta a higiene no local. Para cada caso, há um tratamento específico, por isso é tão importante procurar um médico da área de coloproctologia. Mas, de um modo geral, todos podem tomar algumas atitudes e cuidados que vão ajudar a amenizar essa crise.
- Fique em repouso. Evite exercícios físicos e não carregue peso até o volume da hemorroida diminuir;
- Suspenda o uso de temperos e bebidas alcoólicas, porque contribuem para o inchaço e para uma reação indesejada na hemorroida;
- Mantenha o bom funcionamento do intestino. Para não forçar a hemorroida na hora de evacuar, beba bastante líquido, opte por uma alimentação natural e evite alimentos gordurosos, pois prender ou soltar o intestino pode levar à piora na situação;
- Para aliviar a dor e ajudar na cicatrização, realize banhos de assento com água morna por 10 minutos, uma vez ao dia. Não se esqueça de submergir as nádegas — algumas pessoas colocam a hemorroida em contato apenas com o vapor da água, o que não funciona.
- Não use qualquer pomada que tiver em casa ou loções e cremes que não são adequadas, porque pode gerar uma reação alérgica e agravar a situação;
- Evite o uso de papel higiênico, opte sempre pela ducha para não irritar ainda mais o local;
- Em caso de dor, pode-se tomar um anti-inflamatório. Os três mais indicados para estes casos são Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço;
- Tenha paciência e não se apavore, pois todas as doenças do ânus demoram mais a melhorar, pois a área é úmida e de difícil cicatrização. Mas a notícia boa é que a maioria das doenças do ânus melhora no período de 15 a 20 dias, e somente 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos.
Dica da Dra Hilma
Quem tem ou já teve crise de hemorroida, sabe como pode ser incômodo e penoso o período de tratamento. O ânus é uma região sensível, muito irrigada e é muito comum que, ao longo da vida, pelo menos metade da população adulta passe por algum incômodo ou doença anal.
As doenças do ânus costumam demorar alguns dias para se curar, mas com os cuidados adequados citados acima, você já vai conseguir aliviar os sintomas incômodos. E atenção: em caso de sangramento por mais de 3 dias, não adie e procure um médico na área de coloproctologia.