Você já deve ter visto na internet várias dicas e tratamentos “caseiros” que prometem resolver qualquer problema de saúde. É muito comum encontrar no mundo virtual tratamentos milagrosos para sanar a crise para hemorroida. Cuidado! Com a hemorroida, diversas alternativas não devem ser feitas em casa antes de se consultar com um médico coloproctologista.
O que não deve fazer em casa com a hemorroida?
Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante
Esta ideia, embora possa parecer absurda para algumas pessoas que estão lendo, não é incomum. Anos atrás, era comum usar bisturi para furar as hemorroidas inchadas. Era feita uma limpeza cuidadosa do ânus, anestesia local e, com material cirúrgico esterilizado, a hemorroida era aberta para retirada do coágulo sanguíneo. Em casa, não existe maneira segura de esterilizar material, agulhas caseiras não tem espessura suficiente para drenar o sangue. Além disso, o risco de infecção é grande. Ou seja, a tendência é piorar o problema.
Nunca use medicamentos locais por conta própria
Muitos pacientes usam pomadas compradas por conta própria antes de se consultar com um médico. A pomada que fez efeito para uma outra pessoa pode não ser o ideal para o seu caso. Medicamentos errados podem causar irritação no local e piorar o quadro.
Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região
Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar. Usar cremes e líquidos mentolados também só vai irritar ainda mais o local.
Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros
Não existe nenhum estudo científico que prove que, bicarbonato, caule de bananeira, vinagre de maçã, limão, dentre outros que vemos na internet ajude a curar hemorroida. Muito pelo contrário, aplicar qualquer substância desconhecida no ânus já inflamado pode piorar a região que já está muito sensível.
O que pode ser feito em casa para aliviar a crise de hemorroida?
- Banhos mornos de assento com ervas como tanchagem, folha de algodão e hamamélis, que diminuem a dor e o inchaço da veia
- Evitar alimentos picantes e temperos fortes e bebida alcóolica durante a crise para melhorar o funcionamento do intestino
- Beber muita água vai deixar as fezes menos ressecadas e não irritar ainda mais o local ao evacuar
- Evitar exercícios físicos pesados e caminhadas longas e cansativas
- Compressa de gelo no início da crise ajuda e diminuir o inchaço do local
- Evitar o uso de papel higiênico, prefira duchas higiênicas, um sabonete neutro e seque com toalha macia
- Anti-inflamatório também é indicado em caso de dor.
Mas lembre-se! Todas estas medidas não substituem uma consulta com um médico da área de proctologia. As soluções caseiras e naturais aliviam a dor, mas podem não ser suficientes para solucionar a hemorroida inflamada.
A consulta com um médico especialista também é necessária porque o incômodo anal pode ser outra doença! A hemorroida é a mais comum, mas os sintomas das doenças do ânus se parecem muito umas com as outras. Por isso, o diagnóstico e o tratamento adequado só são dados após exame no local.
Dicas da Dra Hilma
Atualmente, a maioria dos tratamentos para hemorroida é feito com pomada, remédio oral, cuidados de higiene e repouso. Da totalidade de casos de hemorroida, menos de 30% são casos cirúrgicos.
A crise de hemorroida incomoda, pode causar dor, pode sangrar. Mas usar tratamentos e dicas caseiras “milagrosas” não ajudam em nada, só pioram o quadro. Mas, antes da consulta, conforme falamos um pouco acima, algumas atitudes podem ser tomadas em casa para aliviar o incômodo da crise de hemorroida. Falei com mais detalhes sobre isso no artigo Tratamento Caseiro para Hemorroida.