Olá, Dra. Hilma. Meu nome é Fabiana, tenho 32 anos. Nunca tive nenhum problema no ânus. Mas agora que entrei quinto mês de gestação, encontrei uma bolinha na região. Não dói, mas estou preocupada.Tenho medo de crescer e se tornar um problema. Além disso, meu intestino prendeu e as fezes estão mais duras. O que está acontecendo comigo? Grávida com hemorroida por ter problemas sérios?
Parecer da Dra. Hilma
Cara Fabiana,
Antes de mais nada, saiba que a situação pela qual você passa é completamente normal. Com o aumento do volume do bebê dentro da barriga, o sangue encontra mais dificuldade para subir pelo corpo. Como resultado, pés, pernas, rosto, vagina e ânus ficam inchados.
A medida em que o útero cresce, o peso do abdômen comprime as veias do ânus, causando dilatação. Assim, surge a “bolinha” que você citou, um nódulo roxo, endurecido e doloroso.
E não é só isso que afeta as gestantes. Além do mais, a prisão de ventre costuma ser um problema frequente nessa fase. O principal motivo são os suplementos indicados para grávidas, como sulfato ferroso, que prendem o intestino. De todo modo, converse com seu médico sobre isso, ele pode perceber a necessidade de trocar a medicação.
Se quiser saber mais sobre o assunto, leia meu artigo Intestino preso na gravidez, como evitar?
Cuidados com a hemorroida durante a gravidez
A gestação é uma fase intensa na vida da mulher. Afinal, são muitas mudanças no corpo e na vida como um todo. Embora as hemorroidas sejam uma das queixas mais comuns das grávidas, existem cuidados básicos para evitar ou amenizar o problema. Um deles é o banho de assento, que você pode iniciar logo. Trata-se de uma prática antiga e simples, que ensino como fazer no artigo Banho de assento para hemorroida. Funciona mesmo?
Outros cuidados:
- Beber bastante líquido;
- Ingerir grande quantidade de fibra;
- Evitar o uso de papel higiênico;
- Reduzir a ingestão de temperos;
- Evitar forçar a evacuação;
- Realizar atividades físicas moderadas;
- Procure um coloproctologista.
Dicas da Dra. Hilma
Em suma, geralmente a crise hemorroidária ocorre aos cinco meses de gestação. Ao primeiro sinal, procure um coloproctologista e faça o acompanhamento adequado. Assim, a grávida com hemorroida vai evitar complicações. A princípio, O tratamento é clínico, raramente uma grávida necessita de cirurgia.
Por fim, se quiser saber mais sobre o assunto, assista a entrevista na qual desmistifico a hemorroida na gravidez.
Gostou do tema? Acompanhe:
Este é o primeiro artigo da série Hemorroida na gravidez, na qual respondo as principais dúvidas sobre o tema. Você também pode deixar perguntas nos comentários.