Posso furar hemorroida com agulha?

Essa é uma pergunta que às vezes me fazem, aqui pelo site e nas redes sociais. As pessoas sempre querem saber se podem furar hemorroida com agulha.

Nós temos veias em diversas partes do corpo, e no ânus são denominadas veias hemorroidárias. Quando se dilatam, incham e viram varizes, que é a doença hemorroidária.

Possui a aparência de um caroço circular, enrijecido, arroxeado e muito doloroso.

Geralmente, isso ocorre por um esforço. Os mais comuns são exercícios físicos, força para evacuar e até a pressão que ocorre no abdômen durante a gravidez. 

Tudo isso é capaz de dilatar e estourar a veia, causando a trombose hemorroidária. 

Furar com a agulha vai resolver o meu problema?

Anos atrás, as hemorroidas em crise, inchadas e duras, eram furadas com bisturi. Eu mesma fiz várias vezes esse procedimento no hospital.

Antes de tudo, fazíamos primeiro a limpeza cuidadosa do ânus, Depois, anestesiava-se o local e, com material cirúrgico esterilizado, a hemorroida era cortada e aberta para retirar o coágulo. 

Sempre, tudo era feito em local adequado e com material próprio. Afinal, o procedimento era considerado uma pequena cirurgia.

Ao contrário do hospital, as agulhas que nós temos em casa não são estéreis. E caso você a utilize na hemorroida, pode ter infecções e complicar ainda mais o problema.

Além disso, as agulhas possuem uma espessura que não é suficiente para drenar o coágulo. 

Portanto, você não conseguirá ter seu problema resolvido.

Marque consulta

O que fazer?

A melhor alternativa é procurar atendimento médico. No caso da hemorroida, é importante não esperar, pois existem várias técnicas para o tratamento, a depender do grau.

Além disso, é imprescindível o exame local para definir o melhor procedimento para o seu caso.

Se a crise não passar após cinco dias, procure imediatamente um coloproctologista.

E fique tranquilo. Atualmente, a maioria dos tratamentos é feito com pomada, remédio oral, cuidados de higiene e repouso. Ou seja, sem cirurgia.

Dicas da Dra. Hilma

Dra Hilma

Em mais de 70% dos casos, o tratamento precoce evita a cirurgia. Nem sempre as crises se repetem. Pode ser a primeira e última vez que você passa por uma crise de hemorroida.

A maior parte das pessoas que têm ou tiveram hemorroida em botão ou trombose hemorroidária tratam com dieta rica em fibras, remédios, pomadas e outros cuidados. 

As cirurgias são indicadas pelo proctologista apenas para quem não melhora com o tratamento adequado.

Em suma, muitas pessoas deixam de procurar um médico por receio de operar, mas são raros os casos necessários. Por isso, o exame é extremamente importante para evitar que a situação se agrave.

Está passando por algum desconforto na região anal e precisa de ajuda? Aproveite e agende uma consulta pelo Hemorroidurgente

Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!


hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-