ESTRESSE PODE CAUSAR HEMORROIDA? QUAL O MOTIVO?

Sabemos bem que momentos de tensão e estresse podem afetar todo o funcionamento do organismo. E quando o assunto é hemorroida, esta relação é direta e mais comum do que muitas pessoas pensam.

Com o aumento da ansiedade, o organismo também funciona de “maneira diferente”: ele se contrai mais e este aumento de contrações pode causar espasmos no intestino e ânus, regiões delicadas do corpo. Neste caso, as veias hemorroidárias se forçam e estufam, causando a crise de hemorroida.

Por que isso acontece?

Porque o intestino e o ânus são regiões delicadas do corpo humano em constante movimento e como possui diversas terminações nervosas, sofre alterações também em situações de estresse, nervosismo e ansiedade.

O estresse pode causar também outras alterações no intestino?

Sim! Não só a hemorroida, outras alterações também podem acontecer em situações de estresse e tensão. Um exemplo é a colite nervosa, que como o próprio nome diz, é a alteração do funcionamento do intestino causada e agravada pelo estado emocional frágil. No caso da colite, há a incidência de diarreias frequentes com fezes mais ácidas que podem inclusive deixar a hemorroida ainda mais irritada. Falamos mais sobre o assunto neste artigo: Colite Nervosa.


O intestino preso também pode ser sinal de estresse?

Existem pessoas que manifestam a ansiedade de forma contrária, com a prisão de ventre. Nestes casos, como a evacuação se torna menos constante, quando ela acontece, as fezes ressecadas podem machucar e irritar o ânus. Além disso, os sintomas de inchaço e aumento de gases nestas situações podem ser muito incômodas e desconfortáveis.

Marque consulta

Dicas da Dra Hilma

Quem nunca teve uma dor de barriga em situações de nervosismo e estresse? A mudança de alteração de funcionamento do intestino pode ser um dos principais sinais em momentos de ansiedade e tensão.

Neste atual momento de crise pela pandemia que vivemos, tenho cada vez mais recebido pacientes que nunca tiveram crises de hemorroida, mas foram acometidas pela primeira vez.

São sintomas comuns e, com o tratamento correto, podem ser resolvidos e devolver a qualidade de vida ao paciente. Por isso, nunca deixe de procurar um médico coloproctologista em casos de dor, sangramento, incômodo excessivo ou outra alteração intestinal persistente.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-