O enema opaco é um exame de diagnóstico que utiliza raio-X com contraste para analisar o intestino grosso e reto e, assim, detectar possíveis problemas intestinais.
O exame pode ser dividido em enema opaco simples, quando se utiliza apenas um contraste, e em enema opaco com duplo contraste, quando é usado mais que um tipo de contraste.
Para realizar o exame, é importante que a pessoa siga as recomendações do médico, com jejum e limpeza intestinal para que se possa visualizar corretamente o intestino.
Para que serve o raio X do intestino?
O exame de enema opaco é indicado para investigar possíveis alterações no intestino, e muito útil para o diagnóstico final de algumas doenças como colite, câncer do intestino, diverticulite ou presença de pólipos intestinais.
O exame também pode ser indicado para alguns casos de pacientes com prisão de ventre crônica, diarreia crônica, fezes com sangue ou dores crônicas no abdômen, além de também contribuir como forma de triagem para pessoas que serão submetidas à biópsia ou portadores de doenças congênitas, como megacólon por exemplo, que afetam as terminações nervosas do intestino, impedindo a passagem das fezes.
Como é o preparo para o exame?
Para realizar o exame de enema opaco, é importante que a pessoa siga algumas orientações do médico, como:
- Jejum de cerca de 8 a 10 horas antes do exame;
- Tomar um laxante em forma de comprimido ou supositório no dia anterior para limpar os intestinos;
- Realizar uma dieta líquida no dia anterior ao exame, indicada pelo médico.
Esses cuidados são importantes porque o intestino deve estar completamente limpo, sem resíduos de fezes ou gazes, para que seja possível ver as alterações.
Dicas da Dra Hilma
Durante o exame, a pessoa pode sentir vontade de evacuar, principalmente depois da injeção de ar e, após o exame, poderá sentir inchaço e dores no abdômen. Também é normal que a pessoa tenha prisão de ventre por alguns dias e as fezes ficarem brancas ou cinzas devido ao contraste, por isso é muito importante aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e a ingestão de muita água por dia.
Os exames do intestino nem sempre são confortáveis para muitas pessoas, além do constrangimento que cerca o assunto. Mas são extremamente essenciais para diagnósticos precisos e, consequentemente, o tratamento adequado de doenças que, se não cuidadas precocemente, podem se agravar e levar o paciente a correr risco de morte.