Uma das enfermidades que pode atingir o intestino é a Doença de Crohn. Por isso, vamos falar sobre esse tema no blog Hemorroid Urgente, seguindo minha missão de promover a conscientização sobre as doenças do intestino.
Em primeiro lugar, saiba que ela pode acometer qualquer ponto do trato digestivo, desde a boca até o ânus. No entanto, é mais comum na parte final do intestino delgado e no intestino grosso.
Principais sintomas
- Estomatites (inflamações na boca);
- Diarreia,
- Dor no abdome;
- Perda de peso e febre;
- Distensões do abdome
- Dificuldade para eliminar gases.
Outros problemas
Além dos sintomas clássicos, podem surgir manifestações extra intestinais na pele, articulações, olhos fígado e vasos sanguíneos.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da doença de Chron não é fácil. Pois, várias doenças de intestino apresentam sintomas parecidos e podem confundir médicos não especialistas.
A consulta com o coloproctologista e o exame proctológico são fundamentais para o diagnóstico. Depois, a partir deste primeiro exame, é feita a colonoscopia que completa os dados necessários para o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento indicado pelo médico vai depender de como a doença se apresenta, as partes atingidas e a gravidade. Inicialmente, é introduzida a medicação de acordo com a avaliação.
Nos casos mais avançados, quando há complicações, pode ser necessária intervenção cirúrgica. Sendo que as complicações mais comuns são: obstruções intestinais recorrentes, fístulas intratáveis ou abscessos.
Dicas da Dra. Hilma
O tratamento é longo e deve ser acompanhado pelo coloproctologista. Os cuidados devem ser levados a sério, pois esta doença é um fator de risco para o câncer de intestino.
A Doença de Crohn não tem preferidos, manifesta-se igualmente em homens e mulheres, atingindo mais entre os 20 e 40 anos. Mas o que causa a doença ainda não foi desvendado.
Por fim, como em todo problema que atinge o intestino, cuidar da alimentação é essencial! Assim, evite embutidos, lacticínios, verduras folhosas, temperos, condimentos picantes e alimentos gordurosos.
Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!