Divertículo, diverticulose e diverticulite: entenda as diferenças

As pessoas têm muita curiosidade sobre esse tema, mas sabem muito pouco a respeito dele. Elas sempre confundem e me perguntam a diferença entre divertículo, diverticulose e diverticulite.

Por isso, aqui vamos explicar cada um deles separadamente. Mas para começar, já ressalto que nenhum dos três tem a ver com câncer. 

Divertículo 

É uma alteração que surge na parede do intestino, que todos apresentam a partir de certa idade. Trata-se, portanto, do envelhecimento do intestino.

Caracteriza-se pelo surgimento de pequenas “bolsas” que podem acometer todo o intestino, mas é mais comum  do lado esquerdo, e  que não geram maiores problemas. 

Não é uma doença em si, e sim uma condição. Pois, com o passar dos anos envelhecemos por fora e por dentro. 

Mas atenção! Embora tenha sempre sido uma característica de pessoas idosas, atualmente temos encontrado cada vez mais jovens com divertículos. Ainda não se sabe ao certo a razão, mas talvez seja devido à mudança de hábitos através das gerações. 

Diverticulose

Classificamos assim quando a pessoa possui várias “bolsinhas” no intestino. Ou seja, diverticulose nada mais é que um conjunto de divertículos.

Diverticulite 

É a inflamação do divertículo. Também chamada de “apendicite do lado esquerdo”.

Começa com um mal estar, uma dorzinha, enjoo e falta de apetite. Os sintomas vão aumentando com o tempo, até que a pessoa percebe que precisa de ajuda e busca o pronto-atendimento. 

O exame adequado para esse diagnóstico é o exame clínico do médico que apalpando a barriga percebe o ponto doloroso do lado esquerdo do intestino. Após o exame clinico, a tomografia é feita e revela a imagem do intestino inflamado.

Se constatada no início, a pessoa é tratada com antibióticos e uma dieta leve por uns dias para não forçar o intestino.
 
Depois de dez dias de antibiótico e após um mês da crise de diverticulite, recomenda-se a colonoscopia para checar se a recuperação foi completa ou se há alguma outra doença “pegando carona” no divertículo  

No entanto, se há demora para descobrir a inflamação, complicações graves podem surgir, como hemorragia e perfuração. Em alguns casos é preciso realizar procedimento cirúrgico. 

Para conhecer melhor o procedimento de colonoscopia, leia meu artigo: Como é feito o exame de colonoscopia?

Marque consulta

Dieta 

Até pouco tempo atrás pensava-se que a ingestão de sementes e caroços causava diverticulite e suas complicações. 

Entretanto a partir de estudos descobriu-se recentemente que não existe relação entre uma coisa e outra, então não há mais porque evitar os caroços.

Na verdade, não se sabe a verdadeira causa dos divertículos, a não ser que a pessoa fica mais propensa a tê-los com a idade.

Por outro lado, justamente por ter a ver com o envelhecimento, pessoas idosas devem tomar cuidado com o uso de anti-inflamatórios, aspirina, anticoagulantes e corticoides, pois eles podem causar hemorragias. Use somente se for prescrito por seu médico e avise que tem divertículos.

Dicas da Dra. Hilma 

Dra Hilma

As doenças do intestino têm sintomas parecidos. Por isso, o olhar do especialista em coloproctologia faz toda diferença.

O exame clínico do abdome, feito pelo médico, seguido de tomografia e colonoscopia ajudam no correto diagnóstico. E os tratamentos são feitos de acordo com o que foi detectado pelo médico. 

No caso da diverticulite, que é uma complicação nos divertículos, o tratamento é tranquilo quando feito no início e o paciente segue as recomendações médicas. 

A cirurgia é indicada para pessoas que já tiveram três crises. Hoje, sabemos que a cada crise o intestino fica mais doente, espesso e aderido o que dificulta muito a cirurgia e aumenta o risco de complicações.

Em suma, o essencial, e que tenho sempre ressaltado por aqui, é procurar ajuda do especialista logo nos primeiros sintomas.

Assim, é possível ficar tranquilo e seguro ao saber o que realmente está acontecendo com seu corpo e tomar as providências necessárias.

Por fim, se quiser saber mais, recomendo minha live sobre o tema: Live: Divertículos, Diverticulose e Diverticulite.

Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-