Infelizmente, a crise de uma hemorroida não tem dia nem hora para aparecer. E, muitas vezes, pode nem ter causa. Um simples episódio de stress pode ser o estopim para a inflamação das veias da região.
Os sintomas de uma hemorroida inflamada podem ser muito incômodos: dores, coceira, sangramento, ardência. E então, o que fazer para desinflamar a hemorroida? Fora da consulta, eu costumo sempre indicar práticas caseiras para aliviar os sintomas:
CHÁS PARA BANHOS DE ASSENTO: uma antiga técnica que ajuda muito a aliviar e desinchar a hemorroida. Como fazer: diariamente, durante 10 a 15 minutos, com 2 litros de água morna pura ou com adição de 4 punhados de ervas naturais como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis. Para fazer efeito, é preciso “sentar” nesta água, somente o vapor não é suficiente.
CUIDE DA ALIMENTAÇÃO: Para não forçar a hemorroida na hora de evacuar, beba bastante líquido, opte por uma alimentação natural e rica em fibras e evite alimentos gordurosos, pois prender ou soltar o intestino pode piorar a situação. Temperos fortes e comidas condimentadas, não causam a hemorroida, mas podem agravar uma crise inflamatória já existente.
HIGIENE LOCAL: suspenda o uso do papel higiênico (que irrita ainda mais a pele já fragilizada) e use sempre a ducha para lavar o local de forma delicada. Para uso fora de casa, leve sempre lenços umedecidos neutros para limpeza.
E REMÉDIOS, POSSO USAR?
Em caso de dor, pode-se tomar um anti-inflamatório. Os três mais indicados para estes casos são Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço.
Dicas da Dra Hilma
Para desinflamar a hemorroida é preciso fazer o tratamento correto. As dicas acima ajudam a aliviar os sintomas, mas não descartam a necessidade de procurar um médico da área de coloproctologia, principalmente se as crises forem mais frequentes.
Mas não se apavore! Se o seu medo é a tão mal falada cirurgia de hemorroida, saiba que somente 30% dos casos são cirúrgicos. A maioria das doenças do ânus melhora no período de 15 a 20 dias com o tratamento adequado para cada paciente.