Durante a gravidez, é muito comum o aparecimento de hemorroidas, pois o peso do bebê exerce uma pressão na região pélvica. E mesmo para aquelas mulheres que não passaram pelo problema na gestação, o impacto do trabalho de parto pode causar uma tensão na musculatura do ânus e causar uma crise de hemorroida no pós-parto.
Durante a gravidez e após o nascimento do bebê, o corpo da mulher passa por diversas alterações e uma crise hemorroidária nesta fase é realmente muito incômoda. As preocupações com a amamentação e quais medicamentos podem ser usados são questões que preocupam pacientes nesta condição.
O tratamento é clínico para casos assim. Nós, coloproctologistas, receitamos remédios e pomadas com ação anti-inflamatória, que absorvem o inchaço e diminuem as veias hemorroidárias dilatadas, aliviando a dor. Na maioria dos casos, em 15 a 20 dias, a crise já apresenta grande melhora. Raramente são casos cirúrgicos.
Cuidados com a hemorroida no pós parto
Alguns cuidados em casa também podem ajudar neste período, como manter uma alimentação rica em fibra e a ingestão de muita água para facilitar o trânsito intestinal, fazer banhos de assentos mornos para aliviar a dor durante a crise e optar sempre pelo uso de ducha e sabonete neutro para fazer a higiene no local.
Já publicamos uma série de artigos sobre hemorroida na gravidez e no pós parto neste blog, que você pode também acompanhar clicando abaixo.
Quanto tempo dura a hemorroida no pós parto
Grávida com hemorroida
Dicas da Dra Hilma
Antes de mais nada, saiba que o aparecimento de hemorroida durante a gravidez ou no pós-parto é absolutamente normal. Isso acontece porque à medida que o útero cresce para comportar o bebê, o peso do abdômen comprime as veias do ânus, causando a dilatação.
É comum que a hemorroida apareça na maioria dos casos após o quinto mês de gestação ou no pós-parto. Outro agravante é o ressecamento das fezes, que costuma ser uma característica frequente nesta fase da vida da mulher. Isso ocorre devido ao uso de vitaminas (que a maioria das gestantes tem indicação obstétrica para tomar). Estes suplementos contém ferro que causam este ressecamento e, consequentemente, causam mais atrito, forçando as veias ao evacuar.