Mais da metade da população adulta teve, tem ou terá uma crise de hemorroida inflamada. Embora seja uma assunto constrangedor para muitas pessoas, é um problema muito mais comum do que se imagina.
Por que a hemorroida inflama?
As principais causas da hemorroida inflamada são:
- Prisão de ventre (fezes ressecadas);
- Diarreia;
- Esforço físico pesado;
- Gravidez;
- Estresse.
Como saber que a hemorroida inflamou?
Os sintomas mais aparentes costumam ser:
- Dores fortes e coceira na região anal;
- Sangramento: presença de sangue nas roupas íntimas ou no papel higiênico, depois de ir ao banheiro;
- Saliência no ânus: nódulos duros e sensíveis;
- Dor ao ir no banheiro e ao permanecer sentado;
- Secreção: algumas hemorroidas costumam soltar uma secreção esbranquiçada, que chega a sujar as roupas íntimas.
O que fazer quando a hemorroida inflama?
Cada pessoa tem um tipo de hemorroida, e para cada uma existe um tratamento ideal. Por isso, a recomendação é sempre procurar um médico coloproctologista para examinar o caso.
Dicas da Dra Hilma
Pomadas e automedicação podem agravar ainda mais a hemorroida em estado inflamado. O uso de cremes e loções no local também não são indicados, pois são produtos que podem conter substâncias que vão irritar ainda mais o local que já está sensível.
Uma crise de hemorroida inflamada, quando tratada no início, tem solução. Mas não acredite em receitas milagrosas para a cura de hemorroida de um dia para o outro. Com a medicação certa prescrita pelo médico, paciência, repouso e mudança de hábitos alimentares, a previsão de melhora é de, em média, 15 dias. E se você quiser saber mais sobre o que pode ou não pode fazer em casa para aliviar a crise de hemorroida antes da consulta médica, leia o meu artigo Hemorroida: o que não se deve fazer em casa.