O câncer de intestino é uma das doenças que mais pegam as pessoas “de surpresa”, pois os sintomas muitas vezes são confundidos com outras doenças anais, como a hemorroida por exemplo.
Mas para entender um pouco mais sobre esta doença, vamos falar um pouco sobre como ela começa no organismo: o câncer é a proliferação anormal de células no organismo e suas causas são amplas e variáveis. O câncer de intestino começa de um pólipo, uma verruga na parede do intestino que cresce aos poucos – cerca de 5 a 10 anos, sendo que cerca de 60% podem se transformar em câncer. O pólipo cresce lentamente e não apresenta nenhum sintoma. Porém, com o tempo, se não for tratado, ocorre a transformação em câncer, e aí virão os sintomas.
No intestino, a doença por aparecer por diversos motivos, que vão desde uma alimentação pobre em fibras e com excesso de produtos industrializados, com alta quantidade de agrotóxicos e hormônios, até uma predisposição genética ou uma doença intestinal que não foi devidamente tratada.
E os sintomas do câncer de intestino, quais são?
- Diarreia;
- Cólicas;
- Gases;
- Sangue e secreção nas fezes;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Dor na hora de evacuar;
- Anemia;
- Emagrecimento;
- Inchaço na barriga;
- Fechamento do intestino (nos casos mais graves).
Como saber se estou com câncer de intestino?
Como citamos acima, os sintomas não são determinantes para descobrir a doença, pois muitas vezes são confundidos com o de outras doenças intestinais e anais. Pode ser que o paciente também não apresente todos os sintomas. Por isso é tão importante que as consultas de prevenção com um coloproctologista sejam parte do check up de rotina. O médico fará o exame do intestino e, se houver pólipos, serão retirados, examinados e, então, indicará o tratamento.
Dicas da Dra Hilma
O câncer de intestino é uma doença grave, mas pode ser evitada com o exame coloproctológico e a retirada do pólipo. As pessoas evitam o exame por inibição e constrangimento, mas é preciso derrubar estas barreiras. Além disso, é comum que pacientes demorem a procurar um médico da área após notarem algum sintoma.
Para desmistificar o assunto e aumentar a visibilidade pela importância da prevenção, há quase 20 anos, criamos uma campanha do #SetembroVerde no Hospital Madre Teresa (Belo Horizonte – MG), onde atuo como coordenadora do setor de coloproctologia. Durante este mês, fazemos atendimentos em grande escala e exames de prevenção. Na minha última live, contei um pouco sobre esta campanha, além de falar sobre a doença, e as principais dúvidas e casos clínicos que convivo em meu consultório há tantos anos. Você pode assistir na íntegra abaixo.