COLOPROCTOLOGIA: MANTENHA CHECK-UP EM DIA

O ano está chegando ao fim e, nesta época, costumamos pensar no que ainda falta para colocar “a agenda em dia”, certo? E os check-ups de saúde, normalmente, estão incluídos nesta rotina.

Por isso, gosto sempre de lembrar que fazer exames de rotina na área de coloproctologia também é necessário! Embora a especialidade cause um pouco de vergonha e receio – pois estamos falando de exames anais e intestinais –, este assunto é de extrema importância! Garantir a saúde do intestino e do ânus é de grande importância para a saúde plena do ser humano.

Por que fazer exames de rotina no coloproctologista?

Na área de proctologia e coloproctologia é muito importante fazer exames para prevenir doenças ou diagnosticá-las em fase inicial. Além disso, contribui muito para o sucesso do tratamento. A prevenção deve ser feita igual em qualquer outra área médica.

Quais são os principais exames de rotina na coloproctologia?

Os exames básicos são os seguintes: toque retal, anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia e sangue oculto nas fezes. Na primeira consultas, alguns são feitos no consultório. Outros, em clínicas especializadas e laboratórios. Falei, com detalhes, de todos estes exames em outro artigo que você pode ler a seguir no: Check up na coloproctologia, quando fazer.

Existe idade mínima para começar esta rotina proctológica?

A partir dos 45 anos, todos devem se consultar com um médico desta especialidade para exames de rotina e prevenção de doenças mais graves. Para pessoas com histórico familiar de câncer na família, a recomendação é que este acompanhamento comece ainda mais cedo (cerca de 5 anos antes).

Dicas da Dra Hilma

O check-up de rotina na coloproctologia é extremamente necessário e devemos sempre fortalecer e disseminar esta mensagem: a maioria das doenças do intestino e do ânus têm tratamento. Mesmo as graves, como o câncer, podem ser tratadas precocemente e curadas, se descobertas no início. Somente exames específicos com o coloproctologista podem diagnosticar a maioria destas doenças, pois muitas são silenciosas, podem não apresentar sintomas por vários anos.

Embora a recomendação de idade seja esta citada acima, é muito importante frisar que uma pessoa, de qualquer idade, deve ir ao médico especializado em coloproctologia quando notar a presença de sangue nas fezes, tiver alterações prolongadas no ritmo e no funcionamento do intestino, apresentar dor anal ou notar a presença de caroços e nódulos não só na região, como na parte inferior do abdômen também.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-