As doenças do intestino têm sintomas muito parecidos umas com as outras. No caso do câncer de intestino, a sintomatologia pode ser a semelhante às colites nervosas, ou Síndrome do Cólon Irritável, que são muitos comuns. Essa similaridade pode fazer a pessoa leiga confundir colite nervosa e câncer intestinal.
Geralmente, tudo começa com a pessoa sentindo que o intestino está diferente, apresentando as seguintes características:
- Mal estar;
- Dor;
- Inchaço na barriga;
- Muitos gases;
- Fezes amolecidas;
- Urgência para evacuar;
Diagnóstico
Quando aparecem esses sinais, muitos buscam “diagnóstico” e “tratamento” pela internet. Mas isso não é recomendável e ainda pode piorar a situação.
Uma vez, tive uma paciente “tratando de nervoso” a partir de pesquisas on-line. Após seis meses sem apresentar melhora, ela me procurou. Fiz os exames e constatei que não era colite, mas um câncer já avançado pelo tempo perdido em um tratamento errado.
Quando buscar ajuda médica?
O câncer de intestino é uma doença que pega os pacientes de surpresa, pois é muito confundido com outas doenças.
Por isso, a recomendação é procurar o médico coloproctologista, especialista em doenças do intestino e do ânus, já nos primeiros sintomas.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 41 mil novos casos de câncer de cólon e reto, no Brasil.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia meu artigo “Câncer de intestino: causas, sintomas e tratamento”.
Dicas da Dra. Hilma
Muitas pessoas apresentam alterações intestinais, mas têm medo de ir ao coloproctologista. Todos os dias, recebo pessoas que ficam sem graça, um pouco constrangidas e inseguras em relação ao preparo para o exame.
Mas tudo isso pode ser superado ao se pensar nos benefícios do exame, na tranquilidade de receber o diagnóstico e o tratamento corretos, ou ter a certeza de que não é nada grave.
Os tratamentos diferem conforme a causa. Só com o exame local é possível definir a terapêutica ideal. Mas vale lembrar que muitas doenças do ânus e do intestino são curadas sem cirurgia. No entanto, se a pessoa foge do exame, diminui a chance de ficar curada.
Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!