Os sintomas de uma hemorroida inflamada podem ser muito incômodos: dores, coceira, sangramento, ardência. E, infelizmente, a crise de uma hemorroida inflamada não tem dia nem hora para aparecer.
O ideal é que você procure um médico coloproctologista para um exame local e indicação correta do tratamento para o seu caso. Enquanto isso, eu gosto sempre de indicar práticas naturais que você pode fazer em casa para aliviar os sintomas:
CHÁS PARA BANHOS DE ASSENTO: uma antiga técnica que ajuda muito a aliviar e desinchar a hemorroida. Como fazer: diariamente, durante 10 minutos, com água morna pura ou com adição de ervas naturais como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis. Para fazer efeito, é preciso “sentar” nesta água, somente o vapor não é suficiente.
A receita é:
- Coloque 2 litros da água morna e 4 punhados da planta;
- Deixe descansar por 3 minutos;
- Assente-se na banheira com a mistura e permaneça por 15 minutos;
- Enxugue com toalha macia.
CUIDE DA ALIMENTAÇÃO: neste período, evite temperos fortes e comidas condimentadas. Elas não causam a hemorroida, mas podem agravar uma crise inflamatória já existente. Bebidas alcoólicas também devem ser suspensas. Para não forçar a hemorroida na hora de evacuar, beba bastante líquido, opte por uma alimentação natural e rica em fibras e evite alimentos gordurosos, pois prender ou soltar o intestino pode piorar a situação.
HIGIENE LOCAL: suspenda o uso do papel higiênico (que irrita ainda mais a pele já fragilizada) e use sempre a ducha para lavar o local de forma delicada. Para uso fora de casa, leve sempre lenços umedecidos neutros para limpeza.
Dicas da Dra Hilma
Muitas pessoas têm medo de procurar o médico nas crises de hemorroida já pensando que o médico vai indicar uma cirurgia. Por isso é importante explicar: somente 30% dos casos de hemorroida são cirúrgicos e o restante é tratado apenas com medicamentos e alguns cuidados na rotina.
Muitas pessoas preferem “conviver” com aquele incômodo até passar, por isso fica o alerta: casos de hemorroida inflamada podem piorar e, aí sim, evoluir para um caso mais grave, com necessidade de cirurgia. Quanto mais cedo você tratar a hemorroida, mais rápido ficará curado e livre dos incômodos.