SETEMBRO VERDE: CÂNCER DE INTESTINO TEM CURA?

Por mais que a doença assuste e seja grave, o câncer de intestino é curável em 100% dos casos quando descoberto em sua fase inicial. Mas para isso, precisamos ampliar a mensagem da importância da prevenção na área de coloproctologia.

O câncer de intestino é considerado o terceiro tipo de tumor mais comum em todo o mundo, com maior incidência em mulheres. E o maior perigo desta doença mora na desinformação: muitos pacientes começam a sentir incômodos intestinais e acham que tem relação direta com a alimentação ou alguma intolerância alimentar. Ou notam a presença de sangue ao evacuar e presumem que seja uma crise de hemorroida.

Mas é exatamente por ser confundido com várias outras doenças, que muitos pacientes descobrem o câncer de intestino em uma fase já mais evoluída e, consequentemente, mais grave. Por isso, a recomendação é procurar o médico coloproctologista, especialista em doenças do intestino e do ânus, já nos primeiros sintomas, pois somente o profissional desta área poderá chegar ao diagnóstico correto.

Dica da Dra Hilma

Assim como qualquer doença, quanto mais cedo houver o diagnóstico, maiores são as chances de cura. E com o câncer de intestino não é diferente. Por isso é tão importante que a visita ao coloproctologista seja inserida na rotina de cuidados com a saúde em geral. Neste artigo, expliquei um pouco mais sobre os exames que fazem parte do check up coloproctológico e quando devem ser feitos.

Para desmistificar o assunto e aumentar a visibilidade pela importância da prevenção, há quase 20 anos, criamos uma campanha do #SetembroVerde no Hospital Madre Teresa (Belo Horizonte – MG), onde atuo como coordenadora do setor de coloproctologia. Durante este mês, fazemos atendimentos em grande escala e exames de prevenção. Na minha última live, contei um pouco sobre esta campanha, além de falar sobre a doença, e as principais dúvidas e casos clínicos que convivo em meu consultório há tantos anos. Você pode assistir na íntegra abaixo.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-