Você já deve ter ouvido falar em banho de assento para aliviar o incômodo da hemorroida, certo? E se ainda tem alguma dúvida sobre a eficácia da técnica, saiba que não é um mito: é sim uma alternativa muito eficaz para auxiliar no tratamento da doença. O banho de assento existe há muitos anos, desde quando não existiam os remédios que temos hoje em dia, e ele é ótimo para aliviar o desconforto das crises de hemorroida.
Como fazer um banho de assento?
- Recomenda-se que, nas crises de hemorroida mais sérias (dolorosas e inchadas), o banho de assento seja realizado diariamente, por 10 minutos.
- Ele é feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais. Ervas como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis são ótimas para ajudar a desinchar e acalmar a região.
- Qual a maneira certa de fazer o banho de assento?
- As nádegas devem permanecer dentro da água, e não no vapor, como algumas pessoas recomendam. Atenção: o vapor do chá morno sobre o ânus não funciona, pois é preciso o contato da região anal com a água para surtir o efeito;
- A água deve estar morna! Cuidado para não queimar a região, que fica ainda mais sensível com hemorroida.
Quais são os efeitos do banho de assento para hemorroida?
O banho de assento auxiliar no tratamento da hemorroida da seguinte maneira:
- Como um anti-inflamatório;
- Relaxando o ânus;
- Diminuindo a dor e o inchaço;
- Reduzindo as secreções;
- Melhorando a circulação do sangue;
- Eliminando as células mortas e a inflamação local.
Dicas da Dra Hilma
Atenção: é a mais pura verdade que esse remédio caseiro alivia, mas não cura a hemorroida: é um tratamento alternativo que ajuda a melhorar os sintomas e aliviar os incômodos da crise.
É fundamental aliá-lo a outras formas de tratamento, como comer mais fibras e ingerir grande quantidade de líquidos — as fibras ajudam a regular o intestino e facilitar a evacuação, e o consumo de muito líquido potencializa os resultados.
Além disso, procure um médico coloproctologista sempre que tiver sintomas incomuns, dor ou sangramento anal, pois as doenças do ânus são muito parecidas e somente exames específicos podem chegar ao diagnóstico correto. O banho de assento feito corretamente não faz mal, mas não substitui a consulta com um médico especialista.