Falar sobre o aspecto das fezes ainda é um tabu. Muitas pessoas se sentem constrangidas e envergonhadas ao tocar no assunto.
Antes de mais nada, precisamos entender que muitas doenças do intestino que poderiam ser tratadas cedo não são devido a esse constrangimento. Consequentemente, a situação pode piorar.
Afinal, qual é o aspecto normal das fezes?
O aspecto das fezes mostra como está a saúde do intestino. Normalmente, as fezes são de cor castanha, cilindricas ou em bolinhas. Podem ser duras, ressecadas ou pastosas.
Para observar melhor, indico aos meus pacientes que usem o vaso sanitário claro.
Tipos de fezes
- Fezes com sangue: quem viu não esquece! Pode ser sangue vivo, que pinga ou espirra nos vasos. Aparece em alguns dias, pára e volta. Nesse caso, aemorroida e fissuras são as doenças mais comuns.
- Fezes com sangue e catarro: é sinal de inflamação. As fezes ficam mais moles, com gosma e a evacuação ocorre várias vezes ao dia. Podem expressar uma doença inflamatória do intestino, como Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa. Do mesmo modo, que pode ser um pólipo – verruga no intestino – ou indicar um câncer.
- Fezes pretas e fétidas: sinal de que o sangue se misturou nas fezes e pode ter saído da parte alta do intestino e estômago. Situações como essa podem ser provocadas por uma úlcera do estômago, diverculose, tumores do colo e até mesmo pelo uso de medicamentos, como ferro, aspirina e anti-inflamatório.
- Fezes claras e quase sem cor: significam doença no fígado, como hepatite e cirrose.
- Fezes liquidas e evacuação várias vezes ao dia: podem ser motivadas pelo uso de medicamentos, como os que são utilizados nos tratamentos da diabetes e reumatismo. Bem como, provocadas pela intolerância alimentar ou pessoas que fizeram cirurgia de vesícula ou obesidade.
- Fezes líquidas com a presença de vermes: geralmente são encontradas Ascaris lumbricoides – lombriga – ou oxiúrus. Em situações como essa, parasitas entram no organismo após ingestão ou contato com alimentos ou água contaminada com fezes humanas.
- Fezes duras e grandes: são chamadas de fecalomas quando se transformam em pedra no intestino é necessário fazer várias lavagens para serem retiradas. É o caso de pessoas que nasceram com o intestino muito longo e o chamado dolicocólon. Além disso, há o intestino grande e dilatado, que é o megacólon. Esse último é comum em pacientes que viveram em área rural e tiveram doença de chagas – doença que afeta os nervos do intestino que dilata como se fosse uma bolsa e enche de fezes sem força e movimento para evacuar
Dicas da Dra. Hilma
Com medidas simples, como ingerir bastante líquido e fazer algum tipo de exercício físico, você pode melhorar o funcionamento do seu intestino sem a necessidade de utilizar laxante, medicamento que irrita e pode viciar o órgão.
Por fim, um recado: se observar qualquer alteração, procure o coloproctologista. Pois o uso inadequado de medicamentos pode despistar os sintomas.
Destaco, ainda, que apenas alguns casos são cirúrgicos. Por isso, digo que quanto mais cedo o diagnóstico e início do tratamento melhor será o resultado.
Por fim, não se esqueça de observar o aspecto das fezes sempre que for ao banheiro .
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para agendar uma consulta e cuidar a sua saúde.
Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!