Sangramento, ardência, coceira são alguns dos sintomas da hemorroida. Mas também podem ser sintomas de outras doenças anais, porque os sinais são bem parecidos uns com os outros, por isso as pessoas sempre pensam na hemorroida quando sentem algum incômodo na região do ânus.
Sangramentos
O sangramento que acontece eventualmente, pode não ser da região do ânus e sim do intestino e apontar uma doença mais séria como diverticulite ou até mesmo o câncer. Por isso é tão importante não “se acostumar” com sangramentos, mesmo que sejam raros e em pouco volume. Se sangrou, procure um médico coloproctologista.
Algumas características do sangramento auxiliam a diferenciar se ele é proveniente do ânus ou de alguma parte do intestino: sangue vermelho vivo, que acontece uma vez e cessa, pode ser indício de doenças anais como hemorroida e fissura. Já o sangue mais claro, com presença de coágulos e/ou gosma podem ser do intestino, como pólipos, retite (inflamação do reto) ou tumores. Você pode ler mais sobre sangramento aqui: Sangramento anal nem sempre é hemorroida.
Ardência e coceira
A ardência no ânus normalmente é causada por uma irritação no local. E esta irritação pode ser causada por diversos motivos.
Embora este sintoma seja bastante comum e não seja um sinal que desperte grandes preocupações, primeiro, é importante observar em quais condições esta ardência se apresenta, se o sintoma é acompanhado de alguma alteração no ânus e se existem reações desagradáveis e incômodas no dia a dia, como o uso de roupa íntima ou durante a higiene após a evacuação. Veja mais sobre o assunto no artigo: Ardência no ânus, o que pode ser.