Um caroço que apareceu no ânus sem nenhum motivo aparente. É caso de preocupação? Pode ser só hemorroida ou pode também ser sinal de alguma doença grave?
Antes de responder a essas perguntas, devemos reforçar que os sintomas e incômodos das doenças anais são muito parecidos uns com os outros, por isso podem ser confundidas com facilidade e servem de alerta para que um médico da área de coloproctologia seja procurado em caso de permanência deste sinal.
A doença mais comum do ânus é a hemorroida, mas ela não é a única como citei acima. Existem outras doenças anais que também podem causar este “endurecimento” da região anal e o aparecimento de uma “bolinha”, um “caroço”. Fístula, abcesso perianal, cisto pilonidal e até herpes ou HPV são doenças que também podem causar o aparecimento desta protuberância que incomoda. Você pode saber mais sobre cada uma delas clicando aqui: Doenças no Ânus: como saber o que é urgente.
É possível que um nódulo endurecido que aparece no ânus se cure sozinho, (às vezes murcham ou se rompem por algum motivo, eliminando o sangue interno coagulado). Mas se você notou um caroço endurecido que não desapareceu após 20 dias, consulte com um coloproctologista para saber o tratamento adequado. Muito provavelmente, precisará de remédios, pomadas e cuidados com o local.
Dica da Dra Hilma
Assim como em outras partes do corpo, existem veias na região anal que podem inflamar e inchar. Em determinados casos, as veias sofrem trombose, ou seja, o sangue dentro delas endurece, formando um caroço na extremidade do ânus que pode ser muito dolorido e dificultar a evacuação e até as atividades normais do dia a dia.
Algumas doenças anais podem se agravar se não tratadas. Uma simples “bolinha” ou “caroço” no ânus pode parecer inofensivo no início, mas pode ser indício de uma outra doença. Após o aparecimento, se não tratado adequadamente, esse nódulo endurecido pode sangrar, causar dor e incômodo e até evoluir para um caso cirúrgico.