A gestação é uma fase de grandes alterações no corpo e na vida da mulher. E ainda que essa mulher não tenha tido problemas de hemorroida durante a gravidez (fato muito comum que já foi explicado neste artigo), o impacto do trabalho de parto pode causar tensão na musculatura do ânus e o resultado pode ser uma crise hemorroidária no pós parto.
Recém nascido em casa, início de amamentação e todo o cansaço comum após o procedimento do parto. Tudo isso somado aos sintomas de uma hemorroida realmente pode ser bastante incômodo para a mulher. Mas a boa notícia é que na maioria dos casos, essa crise leva de 15 a 20 dias para melhorar. E vale reforçar também que não é uma doença. É apenas uma condição que pode surgir nesta fase da vida.
Como é o tratamento de hemorroida no pós parto?
O tratamento para casos assim é clínico. Remédios e pomadas com ação anti-inflamatória vão absorver o inchaço e diminuir as veias hemorroidárias dilatadas, aliviando a dor no local.
Algumas medidas também podem ser tomadas em casa, sem nenhum prejuízo à saúde da mãe e do bebê recém-nascido. Banhos de assento são ótimos aliados para estes casos: feito com água morna pura ou misturada a ervas naturais como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis, ajudam a desinchar e acalmar a região. Ingerir bastante líquido e uma dieta rica em fibras para ajudar no trânsito intestinal também auxilia neste período.
Dicas da Dra Hilma
A hemorroida no pós parto não é incomum, assim como o aparecimento da crise durante a gestação. Na maioria dos casos, o tratamento clínico associado aos cuidados em casa são suficientes para cessar a crise. Raramente há necessidade de cirurgia.
Sabemos que lidar com a crise de hemorroida no pós parto não é fácil, o corpo da mulher acabou de passar por um grande esforço e todas as alterações que esta fase causa não facilitam o cenário. Mas ainda assim, nunca deixe se levar por tratamentos “milagrosos” que são publicados da internet. Medicamentos sem comprovação e receitas caseiras podem irritar ainda mais a região e fazer com o que tratamento seja mais longo do que o comum.