Uma das dúvidas mais pesquisadas na internet é sobre o banho de assento para hemorroida. Como preparar, quais ingredientes usar, com qual frequência fazer. Neste artigo do blog Banho de Assento para Hemorroida falamos sobre o assunto e o passo a passo desta técnica antiga que é muito eficaz para aliviar os sintomas da crise.
Mas neste artigo de hoje, vamos falar do que você não deve usar ou fazer nos banhos de assento para hemorroida.
A cebola, por exemplo, é um ingrediente muito divulgado devido suas propriedades anti-inflamatórias. Mas ela não deve ser usada para este fim. A cebola possui, de fato, potencial antioxidante e anti-inflamatório no organismo. Não é à toa que os médicos recomendam o seu consumo diário. Porém, estamos falando em consumo, não em contato direto com a pele.
Banho de assento com cebola, vinagre, álcool, limão ou outras substâncias ácidas pode irritar a pele mais do que imaginamos. Por isso, não se arrisque. A região anal é extremamente delicada, e uma substância imprópria pode piorar a situação. Opte pelas ervas naturais como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamelis ou as que forem indicadas pelo seu médico.
O sal também é outra substância muito citada. E sim, misturar um pouco de sal na água que será usada para o banho de assento pode intensificar a ação anti-inflamatória, mas é preciso ter cuidado com a quantidade. Use pouco, com moderação. A ideia é somente agregar um pouco mais de poder contra a inflamação.
Dica da Dra Hilma
Além de ser perigoso usar substâncias ou ingredientes sem orientação no banho de assento, outros cuidados caseiros também podem ser considerados durante o período de crise da hemorroida.
Trocar o papel higiênico pela ducha higiênica é sempre a melhor opção. Escolha também secar o local com cuidado, usando toalhas macias. E durante a crise de hemorroida, mantenha o intestino em bom funcionamento, ingerindo muita água e alimentação balanceada, para que as fezes não fiquem ressecadas e possam irritar ainda mais a região anal.