A ardência no ânus é um incômodo muito comum, normalmente advinda de uma irritação no local. E esta irritação pode ser causada por diversos motivos.
Primeiro, é importante observar em quais condições esta ardência se apresenta, se o sintoma é acompanhado de alguma alteração física no ânus e se existem reações desagradáveis e incômodas no dia a dia, como o uso de roupa íntima ou durante a higiene após a evacuação.
Embora não seja um sintoma que desperte grande preocupação, todo sinal deve ser investigado, se recorrente. A ardência no ânus tem algumas causas comuns:
- Hemorroida inflamada: as veias dilatadas no ânus podem não só causar uma sensação de ardência e sensibilidade no local, mas também outros sintomas como dor, inchaço, coceira e sangramento;
- Fissura anal: pequeno corte ou rachadura no revestimento do ânus, que provoca sangramento durante os movimentos intestinais e é uma doença considerada comum, por isso, é importante desenvolver cuidados adequados para prevenção e tratamento;
- Herpes genital: podem surgir em qualquer ponto do períneo, em torno do ânus e vagina, e é sexualmente transmissível;
- Micose: infecção da região anal por fungos que se multiplicam nesta área. Chamada candidíase, também é sexualmente transmissível;
- Alergia ou reações adversas a alguns tipos de substâncias ou mesmo de determinados alimentos e temperos;
- Higiene exagerada: passar demasiadamente papel higiênico pode machucar a região anal e causar a ardência;
- Mal funcionamento do intestino: fezes duras e ressecadas (prisão de ventre) podem “machucar” o ânus, assim como diarreia (fezes mais ácidas) podem deixar o local irritado e causar a ardência;
- Irritação da pele por remédios como alguns antibióticos;
- Motivos psicológicos como estresse e ansiedade.
Dicas da Dra Hilma
Embora a ardência anal seja comum, nunca é bom sentir este tipo de incômodo, não é mesmo? Para descobrir o motivo real do problema é necessário observar os demais sintomas que o acompanham ou possíveis alterações existentes e marcar uma consulta com um coloproctologista, que realizará um exame local para observar o aspecto da região e, dessa forma, identificar a causa. Dependendo do caso, o médico poderá solicitar exames específicos da pele.
A ardência tem várias causas e a grande maioria não é motivo de preocupação, pois não costuma ser indício de doenças graves. O primeiro passo é descobrir a causa da ardência para que o tratamento seja eficaz e o incômodo sanado rapidamente.
O tratamento da ardência no ânus normalmente é feito com o uso de pomadas, remédio oral e suspensão dos causadores da dor. Como a pele do ânus é muito delicada, irrita facilmente e, por vezes, demora para voltar ao normal. É preciso paciência, persistência e seguir o tratamento indicado.