FESTAS DE FIM DE ANO: ALIMENTAÇÃO X INTESTINO

Açúcar em excesso, receitas diferentes, temperos e condimentos que não fazem parte do dia a dia, bebidas alcóolicas mais frequentes. As festas de fim de ano mudam a nossa rotina alimentar e, com isso, não é incomum que o intestino também sofra alterações nesta época do ano, pois o corpo pode se “sentir confuso” com a adição calórica inesperada.

Mas também é uma época de se deliciar com as ceias e petiscos, junto com a família reunida e ninguém deve se privar do que gosta, basta agir com equilíbrio e reforçar alguns hábitos que tudo pode correr bem.

Dica 01

Considere fazer pequenas caminhadas mesmo nos dias de festa. Pode ser uma volta pelo bairro. Caminhar ajuda a na digestão e, consequentemente, no trânsito intestinal.

Dica 02

Com tantos petiscos e comidas diferentes, além das bebidas alcóolicas, por muitas vezes nos esquecemos de beber água em festas e comemorações. Lembre-se de manter-se sempre hidratado. A água ajuda a manter o sistema digestivo bem lubrificado e em movimento, evitando a prisão de ventre. Além de ajudar na desidratação que o álcool pode causar.

Dica 03

Encontre um equilíbrio. Se você sabe que vai ingerir comidas mais gordurosas na ceia de Natal ou Ano Novo, por exemplo, opte por refeições mais leves e ricas em vegetais, frutas e legumes nos outros momentos do dia.

Dica 04

O excesso de sódio da variedade de pratos das festas pode causar retenção de líquido, inchaço e gases. Por isso, nesta época do ano, é bom adicionar à dieta chás e sucos diuréticos que auxiliam neste processo.

Dica 05

A boa notícia é que gorduras boas como azeite e oleaginosas de castanhas e nozes fazem bem ao organismo e ajudam no trânsito intestinal. E são alimentos muito comuns nesta época do ano.

Dicas da Dra Hilma

A alimentação balanceada associada, a prática de exercícios físicos e a ingestão de muita água são os itens básicos e que qualquer pessoa pode fazer para ajudar que o intestino funcione bem.

O intestino é um órgão muito sensível, toda e qualquer alteração na rotina e alimentação pode prejudicar seu funcionamento, por isso o equilíbrio é muito importante nesta época do ano. Ninguém precisa deixar de aproveitar as festas, basta agir com cautela para que não sofra as consequências depois.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-