Banho de assento para hemorroida. Um tratamento que é usado desde o “tempo dos nossos avós”, que pode parecer simples demais, já que a medicina evoluiu tanto nos últimos anos, mas que funciona muito bem e é também um dos remédios caseiros mais eficazes e conhecidos no tratamento da doença.
Os banhos de assentos consistem em, basicamente, sentar em uma bacia, banheira ou outros recipiente fundo para que a água morna (pura ou misturada a ervas naturais) entre em contato com a região anal. Esta técnica causa alívio e diminui a dor e o inchaço da veia hemorroidária.
Quando fazer e por quanto tempo?
Em períodos de crise de hemorroida, o banho de assento é um ótimo aliado para curas mais rápidas. Recomendo que seja realizado diariamente, com água morna (lembre-se sempre de checar a temperatura da água para não causar queimaduras), com duração de cerca de 10 minutos.
Quais ervas ou ingredientes podem ser adicionados à água?
Ervas como tanchagem, camomila, folha de algodão e hamamélis são ótimas para ajudar a desinchar e acalmar a região. Pode-se também adicionar sal grosso – com cuidado, porque deve ser pouco – que também auxilia neste processo desinflamatório.
O que não deve ser colocado na água?
Não realize, em hipótese alguma, a adição de substâncias como álcool, vinagre, cebola, limão, permanganato de potássio ou outras receitas caseiras que não tenham sido recomendadas pelo seu proctologista. A região anal é extremamente delicada e uma substância imprópria pode piorar a situação.
Quais cuidados caseiros deve-se também tomar durante este período?
Além do banho de assento, outras medidas podem ser feitas em casa para ajudar na cura da crise. Trocar o papel higiênico pela ducha higiênica é sempre a melhor opção. Escolha também secar o local com cuidado, usando toalhas macias. E durante a crise de hemorroida, mantenha o intestino em bom funcionamento, ingerindo muita água e alimentação balanceada, para que as fezes não fiquem ressecadas e possam irritar ainda mais a região anal.
Dicas da Dra Hilma
Eu sempre recomendo banho de assento para os meus pacientes que estão em tratamento para hemorroida. É uma prática antiga, mas que funciona muito bem e alivia bastante a dor e incômodo na região anal.
Mas também faço questão de frisar que qualquer medida caseira não substitui uma consulta com um médico da área de proctologia. As soluções caseiras e naturais, feitas sozinhas, aliviam a dor, mas podem não ser suficientes para solucionar a hemorroida inflamada.
Na consulta com um especialista e após o exame no local, o diagnóstico adequado é que vai determinar qual tratamento clínico será feito, quais medicamentos e pomadas podem e devem ser usadas caso a caso.