Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm: quando a hemorroida sangra, como deve ser o procedimento? Isso quer dizer que o caso é mais grave? Toda hemorroida que sangra é caso cirúrgico? A resposta para estas perguntas é “não”.
Mas antes de respondê-las, temos que esclarecer que nem todo sangramento anal é hemorroida. Quando sai sangue pelo ânus, a pessoa logo pensa na doença, pois ela é a mais comum, mas outras doenças também podem causar sangramento. Falamos delas neste artigo que você pode ler aqui.
Mas vamos voltar ao sangramento das hemorroidas e alguns fatos que precisamos esclarecer sobre o assunto.
- Nem toda hemorroida sangra. Os sintomas podem ser bem diversos de pessoa para pessoa. Assim como algumas podem sentir dor e ardência e outras não.
- Hemorroidas internas: não doem, mas sangram. “Escondem-se” dentro do ânus, dilatam, ficam frágeis e finas, por isso costumam sangrar com a passagem das fezes. O sangramento tem as seguintes características nesse caso: sangue cor vermelho vivo, que chega a escorrer e espirrar no vaso. O sangramento pode chegar a ser intenso como uma hemorragia.
- Quando o sangramento é pouco e raro, o tratamento é feito com medicamentos, pomadas, cuidados alimentares e repouso até a cicatrização. Mas tudo com o devido acompanhamento do especialista. A grande maioria dos casos de hemorroida (cerca de 70%) são resolvidos sem necessidade de cirurgia.
- Mesmo em pacientes que tem hemorroida, nem sempre o sangramento é sinal de que a hemorroida “estourou”. Muitas vezes, sangramento no ânus pode ser resultado de fissuras causadas por fezes endurecidas que ferem o local.
Dicas da Dra Hilma
Quando observar sangue no vaso, no papel, nas fezes ou na roupa íntima, procure o coloproctologista O primeiro passo para quem observou sangramento na região anal é fazer exame local e saber o diagnóstico correto.
Sangramento anal, mesmo que esporádico, deve ser investigado. Se for mesmo um sangramento de hemorroida, também não é motivo para maior preocupação. Isso não quer dizer que seja mais difícil ou demorada para tratar. Hemorroida que sangra não é um problema incomum e tem solução não cirúrgica desde que você trate o quanto antes.