É uma dúvida muito comum e frequente o que deve-se ou não comer durante uma crise de hemorroida. E faz todo sentido, já que a alimentação está diretamente ligada ao bom ou mal funcionamento do intestino e este, por sua vez, à melhora mais rápida ou piora de uma hemorroida inflamada.
Vale lembrar que o ideal é o funcionamento regular do intestino, fezes nem duras e ressecadas e nem amolecidas demais, pois ambas podem agravar a irritação do ânus – a primeira por “machucar” o local no ato de evacuar e a segunda por ser ácida e irritar ainda mais a mucosa.
A alimentação não é uma regra, o que faz mal para algumas pessoas, pode não fazer mal para outras, por exemplo. Mas existem alguns alimentos e hábitos alimentares que, no geral, ajudam nessa regulação intestinal.
Fibras
Muitas pessoas fazem confusão ao acreditar que só ingerir fibras é suficiente, mas a realidade não é bem assim. Se por um lado as fibras são essenciais para uma boa digestão, por outro, sem o acompanhamento de líquidos o volume das fezes aumenta, assim como os gases. Alimentos simples do dia a dia e ricos em fibras: abacaxi, laranja, coco, melancia, melão, verduras e legumes em geral.
Raízes e Tubérculos
Mandioca, batata doce e batata baroa são carboidratos que podem ressecar as fezes.
Líquidos
Água, chás, sucos naturais e água de coco sempre são benéficos.
Em contrapartida, as bebidas alcoólicas podem causar disfunções intestinais ocasionais.
Pimentas e Condimentos
A ideia de que quem tem hemorroida não pode comer pimenta, por exemplo, é um mito. O que acontece é que, em excesso, principalmente durante uma crise de hemorroida, esta ingestão pode irritar mais a região anal. Fora da crise, é um alimento que algumas pessoas têm mais sensibilidade, enquanto outras toleram bem.
Dicas da Dra Hilma
Sempre digo para meus pacientes que é possível manter a fibra na sua dieta diária somente escolhendo bem o que come, com alimentos que estão sempre por perto, fáceis de incluir no dia a dia: legumes, verduras, frutas e água.
Além do mais, como disse acima, não existe uma dieta que valha para todos. Por isso, observe seu corpo e como o seu intestino reage a cada alimento. Se você nota que alguns alimentos “soltam” ou “prendem” o seu intestino, é bom evitá-los durante a crise de hemorroida.
E lembre-se: a hemorroida inflamada, dependendo do seu grau, não se cura apenas com mudança de hábito alimentar a curto prazo. É necessário um acompanhamento médico e indicação correta de medicamentos e outros cuidados para sanar o problema. Para saber mais sobre o processo de tratamento e os graus de hemorroida, leia o artigo Hemorroida se cura sozinha? que já escrevi no blog.