Check up de proctologia. Só de pensar na consulta com um médico da área, muitas pessoas já ficam com receio, vergonha ou medo. Mas precisamos desmistificar este tema: na área de proctologia e coloproctologia é muito importante fazer exames para prevenir doenças ou diagnosticá-las em fase inicial. Além disso, contribui muito para o sucesso do tratamento. A prevenção deve ser feita, no entanto, igual em qualquer outra área médica.
Através dos exames, é possível definir o diagnóstico e a conduta mais assertiva para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico.
Entre os principais exames realizados no check up de coloproctologia estão:
Toque retal – feito no consultório, tem como objetivo analisar o ânus e o início do intestino para verificar se não existem alterações, inflamações ou nódulos visíveis.
Anuscopia – é um exame endoscópico do ânus. Com a ajuda de um delicado instrumento, o anuscópio, é possível observar o ânus e, um pouco acima dele, a região chamada canal anal. Trata-se de um exame importante para o diagnóstico da maioria das doenças anais, pois as doenças nesta região têm sintomas muito parecidos umas com as outras.
Retossigmoidoscopia – exame endoscópico que examina o reto e o cólon (porção final do intestino grosso). Por isso, é capaz de diagnosticar patologias que podem acometer essa região, como doenças inflamatórias crônicas, pólipos e tumores.
Colonoscopia – exame realizado para avaliar a mucosa de todo o intestino grosso e de um pequeno segmento do intestino delgado. Feita por meio do colonoscópio, um tubo flexível, longo e fino, de até 185 cm e que possui uma minicâmera na ponta, que transmite imagens aumentadas para um monitor, mostrando possíveis inflamações, pólipos, tumores e outras doenças que acometem o intestino. Além disso, por meio desse equipamento, também podemos realizar procedimentos como biópsias e remoção de pólipos.
Falei um pouco mais sobre estes dois últimos exames nos artigos a seguir:
Retossigmoidoscopia e Colonoscopia: qual a diferença
Preparação para a Colonoscopia
Sangue oculto nas fezes – revelar se existe sangue imperceptível ao olho nu nas fezes, sendo utilizado como método de rastreamento do câncer colorretal. Porém, apesar de ajudar na detecção de doenças, ele não determina a causa nem o local do sangramento. Por isso, se o resultado for positivo, o paciente deve ser encaminhado para a realização da colonoscopia.
Dica da Dra Hilma
Quando procurar por um médico coloproctologista?
Uma pessoa deve ir ao médico especializado em coloproctologia quando notar a presença de sangue nas fezes, tiver alterações prolongadas no ritmo e no funcionamento do intestino, apresentar dor anal ou notar a presença de caroços e nódulos não só na região, como na parte inferior do abdômen também.
A partir dos 45 anos, todos devem se consultar com um médico desta especialidade para exames de rotina e prevenção de doenças mais graves. Para pessoas com histórico familiar de câncer na família, a recomendação é que este acompanhamento comece ainda mais cedo.
A maioria das doenças do intestino e do ânus têm tratamento. Mesmo as graves, como o câncer, podem ser tratadas precocemente e curadas, se descobertas no início. Ao fazer o exame com o coloproctologista você estará se prevenido e cuidando da sua saúde.