O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo. O órgão passa por praticamente todas as regiões do abdômen e pélvica. É onde as fezes são formadas e armazenadas. A principal função do intestino grosso é absorver a água por meio da mucosa, dando consistência às fezes.
É no intestino grosso que grande parte da água e sais minerais são absorvidos, produtos fermentados e o muco é formado.
Com quase 1,5 m de comprimento e 6,5 cm de diâmetro, o intestino grosso é um dos maiores órgãos do nosso corpo. O órgão é dividido de forma funcional e anatomicamente em três partes: ceco, cólon e o reto.
Além disso, sua rica flora bacteriana permite a dissolução de restos de alimentos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo.
Cuidados com o intestino grosso
Quando há falhas na atividade do intestino ocorre a falta de consistência fecal, popularmente conhecida como diarreia.
Essas falhas podem ser desencadeadas, por viroses ou pela ingestão de alimentos estragados.
Se houver diarreia significa que a absorção não está sendo feita com eficiência. Por isso, a água é fundamental para hidratar o corpo e formar o bolo fecal para o bom funcionamento do intestino grosso.
A partir do momento em que o intestino grosso não funciona bem, temos disfunções como flatulência, diarreia, dificuldade para evacuar, inchaço na barriga e desconforto abdominal.
Normalmente, esses problemas são ocasionados pela má alimentação.
Nesse sentido, reforço a importância de cuidarmos da alimentação.
Consuma alimentos ricos em fibra, como cereais, verduras e frutas. Para aquelas pessoas que possuem intestino preso, alguns alimentos ajudam na evacuação, como mamão, laranja, abacaxi, uva passa, ameixas, aveia, linhaça e feijão.
A prática regular de exercícios físicos pode auxiliar no funcionamento do intestino grosso, ajudando a manter uma evacuação regular.
Dicas da Dra. Hilma
Geralmente, as disfunções do intestino passam com simples alterações na alimentação.
No entanto, se você notar sintomas recorrentes, como diarreia aliada a febre, cólicas e dores ou mesmo o intestino preso por mais de cinco dias, procure um proctologista.
Algumas doenças do intestino grosso, como diverticulite, incontinência fecal e Crohn, carecem de tratamento adequado.
Portanto, o quanto antes o problema for identificado pelo proctologista, melhor e mais rápido será o tratamento.
Se você estiver passando por algum problema, não espere! Entre em contato, agende a sua consulta e vamos iniciar o seu tratamento.
Siga o Hemorroidurgente no Instagram e acompanhe outras dicas relacionadas ao tema!