Você sabe o que é ou já ouviu falar sobre a Síndrome do Intestino Irritável (ou cólon irritável)? Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é doença, mas uma alteração no funcionamento do intestino, que causa desconforto abdominal.
Para entender melhor sobre o assunto, vamos entender o funcionamento do intestino: esse órgão possui um movimento natural para expelir os gases e as fezes. Quando esse movimento se desorganiza por algum motivo, causa a chamada síndrome do cólon irritável.
Sintomas do intestino irritável
As consequências da diminuição dos movimentos do intestino são, basicamente:
- Constipação aliada de fezes endurecidas;
- Excesso de gases;
- Inchaço na barriga;
- Dor e barulho na barriga;
- Cólicas.
Por outro lado, existe a possibilidade de aumentar o movimento do intestino, gerando diarreia, gases e constrangimento social pela diarreia incontrolável.
O que causa a síndrome do cólon irritável?
O estresse é um dos principais fatores. A vida exige muito das pessoas; precisamos dar conta de tudo ao tempo, ter respostas e atitudes rápidas a todo momento, e isso leva a um desgaste físico, emocional e social. Esse desgaste é transmitido ao intestino pela liberação de um hormônio chamado serotonina, que estimula o organismo e, particularmente, o intestino.
Quem nunca teve uma dor de barriga forte na hora de uma prova, entrevista ou mudança radical? Na maioria das vezes, ela passa sem o uso de medicamentos, sendo apenas uma resposta do organismo à situação.
Existem, ainda, alguns fatores de risco:
- Pessoas até 45 anos de idade;
- Pessoas do sexo feminino (afeta o dobro de mulheres);
- Histórico familiar da doença.
Como é realizado o tratamento?
Existem casos em que a pessoa está sempre apresentando esses sintomas, refletindo na vida emocional, social e no relacionamento. O tratamento é realizado com remédios que acalmam o intestino.
É importante lembrar que dietas não resolvem o problema, mas caso você observe que algum alimento piora a situação do intestino, evite-o. Alguns alimentos que devem ser evitados, seja quais forem os sintomas da síndrome do intestino irritável:
- Condimentos picantes;
- Produtos com excesso de conservantes.
- Leite.
Dicas da Dra Hilma
A síndrome não é doença, mas uma alteração dos movimentos do intestino. Algumas dúvidas preocupam as pessoas, e a principal delas é: “pode virar um câncer de intestino?”.
A resposta é “não”, mas fique atento.
O coloproctologista poderá realizar o diagnóstico apenas depois de conversar com o paciente, examinar e solicitar exames. Não é somente porque você está nervoso ou passando por uma situação difícil que pode ser diagnosticado.
Os sintomas do câncer de intestino, da intolerância à lactose e ao glúten se parecem com a síndrome do cólon irritável. Por esse motivo a investigação da causa é tão importante, para que o tratamento seja adequado e assertivo.
Está com algum incômodo no ânus e precisa de tratamento rápido e confiável? Não adie seu problema e deixe a situação piorar! Agende agora mesmo uma consulta comigo e resolva de vez seu incômodo.