A gravidez traz profundas transformações na vida da mulher. O organismo se altera, surgindo alterações de humor, apetite e sono; o útero literalmente aumenta seu tamanho e comprime o intestino — ocorrendo, assim, a incômoda retenção de líquidos, o fator causador do inchaço nas pernas, pés e rosto.
Essas mudanças no corpo explicam muita coisa, como, por exemplo, o motivo de tantas mulheres apresentarem intestino preso na gravidez ou mesmo o diagnóstico de hemorroida. Descubra com a gente!
Por que o intestino preso acontece durante a gravidez?
O motivo é simples: as veias ficam dilatadas e essa compressão pode fazer o ânus ficar inchado e dolorido, dificultando, assim, a evacuação. Por isso, também, as grávidas estão mais propensas a desenvolver a hemorroida, que nada mais é do que o inchaço das veias do ânus.
Outra coisa que desencadeia o intestino preso na gravidez é o efeito causado por remédios recomendados para as gestantes, como sulfato ferroso e algumas vitaminas, que podem ressecar as fezes. Mas agora fica a pergunta: “o que pode ser feito para o intestino funcionar melhor durante esse período?”.
Intestino preso na gravidez: o que pode ser feito?
Para equilibrar a situação, é necessário ingerir uma alta quantidade de líquidos — recomenda-se 10 copos d’água por dia — e fibras para que o bolo fecal seja formado e, assim, a evacuação ocorra naturalmente.
Lembrando que ingerir alta quantidade de fibras sem ingerir líquidos pode piorar a situação: as fezes aumentam o tamanho e os gases também.
Quais alimentos podem ajudar? Como deve ser minha dieta?
Os alimentos que ajudam na digestão são:
- Frutas em geral : principalmente mamão, ameixa, abacaxi, laranja, uva manga e maçã com casca;
- Verduras: couve, alface, brócolis e quiabo ,espinafre, couve
- Legumes: feijão, ervilha
- Azeite
- Chás digestivos: hortelã, erva cidreira e camomila são boas pedidas
As uvas passas e aveia podem ser misturadas aos alimentos e também auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Atividades físicas leves como caminhada, hidroginástica e pilates são grande aliadas nesse momento da gravidez, porque também estimulam o sistema digestório.
Dicas da Dra. Hilma
Caso você tenha seguido todas essas orientações acima e mesmo assim o problema de intestino preso durante a gravidez não for resolvido, pode ser que seu médico recomende o uso de fibras orais, que possuem efeito mais ágil.
O peso do neném na pelve pode desencadear inchaço no ânus. Se observar algum desconforto no ânus, passe óleo de amêndoa na região, evite o contato com papel higiênico (prefira a ducha para a higiene anal) e, caso não melhore, consulte um coloproctologista.
Ah, e lembre-se: o ânus inchado não impede o parto normal, pois após o parto, o ânus volta ao normal até sem remédio, na maioria dos casos. Tenha seu neném com tranquilidade, caso seja a sua escolha ter um parto normal. O importante é a saúde e a alegria de vocês!