Hemorroida interna: causas e sintomas

Hemorroida interna: Causas e Sintomas

Hemorroidas são veias dilatadas que podem estar localizadas fora ou dentro do ânus. Quando estão dentro, são chamadas de hemorróidas internas. Apesar de não doerem assim como as externas, costumam gerar complicações ao paciente.

Entenda suas características, causas e sintomas.

Características da hemorróida interna

A gravidade dessa disfunção se distingue da seguinte maneira:

  • Hemorroida interna de 1º e 2º grau: situada na parte final do reto, no interior do ânus. Não é visível e pode causar pouca ou nenhuma dor ou pouco sangramento;
  • Hemorroida interna de 3º e 4º grau: a hemorroida sai do interior do reto, é visível e dolorosa. Os sangramentos costumam ser maiores, assim como a dificuldade de higienização. Mas se ela sai do ânus, porque é considerada interna?

A característica da hemorroida interna é: a raiz da inflamação consiste em alguma veia localizada no interior do ânus, mesmo que essa aumente a ponto de sair do interior da região. Quando a hemorroida é externa, essa inflamação já ocorre em uma veia exterior do canal anal.

Como a hemorróida interna pode ser causada

A hemorroida interna pode ser causada por motivos diversos, mas muitas vezes não são identificados:

  • Dieta inadequada sem fibras;
  • Constipação (prisão de ventre crônica) e esforço no momento da evacuação que pode provocar a ruptura das veias;
  • Diarreia crônica devido ao constante esforço na parte inferior do ânus;
  • Permanecer longos períodos no vaso sanitário;
  • Gravidez.

Quais são os principais sintomas

Como você já sabe, os sintomas mudam conforme a gravidade do problema, mas as maiores queixas dos pacientes são: surgimento de sangue nas fezes, prurido na região anal, dificuldade para defecar seguida de dor intensa, presença de um líquido esbranquiçado no ânus, bem como saliências incômodas.

Dicas da Dra. Hilma

Hemorroidas na GravidezSe você perceber sinais de sangue na região anal, procure um proctologista. Qualquer incômodo pode ser um sinal, pois cada paciente reage de um jeito às hemorróidas, apresentando sintomas muitas vezes específicos.

Quando as hemorroidas estão dentro do ânus, são chamadas hemorroidas internas, e apenas um exame local pode diagnosticar a doença. Apesar de não apresentarem dor como as hemorroidas externas, elas incomodam, e podem sangrar até ao ponto de causar uma anemia.

Se não forem cuidadas, podem inchar, sair do reto com qualquer esforço, precisando ser reinseridas manualmente com ajuda de pomadas. Também é comum a secreção forte, que chega a sujar as roupas íntimas. Outra queixa dos pacientes é a sensação de querer evacuar, mas não conseguir.

O tratamento é realizado de acordo com os sintomas e o grau da hemorroida. Procure um médico de confiança, não tente a automedicação ou a aquisição de pomadas “famosas”: pode ser que isso não seja a solução ideal para você.

As hemorroidas internas, quando são menores, dispensam cirurgia e podem ser tratadas com remédios específicos. Para as que sangram com maior frequência, costumo realizar um procedimento no consultório chamado “ligadura elástica da hemorroida”, no qual um elástico prende a hemorroida, ela seca e cai. O método é indolor, e requer apenas um dia de repouso.

Quer saber mais sobre cura para hemorroida? Confira mais soluções neste artigo.

hilma-foto-2022-quadro-casamento

MÉDICA COLOPROCTOLOGISTA, COORDENADORA DO HOSPITAL MADRE TERESA E MEMBRO DO COMITÊ DE COLOPROCTOLOGIA DA UNIMED-BH. 

O Hemorroidurgente estará disponível durante todo o período de Carnaval através da CONSULTA VIRTUAL .
Para marcar sua consulta,
basta acessar nosso
chat de atendimento.

Bom Carnaval!

Dra Hilma Nogueira da Gama
– Coloproctologista-